Vicariato de Guaíba (RS)
Orar e agir pela criança. Esta é a proposta das atividades que acontecem todo ano, em comemoração ao Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro), uma iniciativa da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), que envolve diversas organizações e movimentos. Em 2015, a Pastoral da Criança, mais uma vez, participou da preparação de eventos para marcar a data e envolver as comunidades em várias regiões do país. A ideia é que estes momentos de contato com as famílias possam estimular mais reflexões e ações para melhorar a qualidade de vida das crianças e buscar soluções para os desafios que ainda existem.
Confira, na página da Pastoral da Criança no Facebook, o álbum com fotos das atividades em diferentes locais.
Paraná
Em Curitiba, foram organizados dois locais de atividades, no sábado (21 de novembro): a Rua da Cidadania do Terminal do Carmo, na Regional do Boqueirão, e o Portal do Futuro, na Vila Audi, do bairro Uberaba. Cada tradição religiosa contribuiu para compor as atrações da festa, que teve como ponto alto a leitura da Oração pela Criança, incluindo a participação do bispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, no Portal do Futuro.
Entre as atrações da capital paranaense, estavam: oficinas de soro caseiro e Brinquedos e Brincadeiras – Pastoral da Criança; Projeto Cão Amigo – Guarda Municipal de Curitiba; Banda Lira; Banda da Polícia Militar de Curitiba; Banda Municipal de Pinhais; fanfarra da Escola Municipal Wenceslau Braz; Banda da Comunidade Lotiguaçu; oficina de ikebana – Igreja Messiânica; confecção de pipas – Secretaria Municipal de Educação; Corpo de Bombeiros – Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST); oficina de saúde bucal e amamentação – Secretaria Municipal de Saúde; Associação Cultural de Capoeira do Estado do Paraná; oficina de skate – Anjuss; pipoca - motoclube Ceifeiros da Meia-Noite; Dança ABC das Artes – Comunidade Axé; zumba; apresentação de música sertaneja com o cantor Alex Gael; hip hop com Joel Walderrama; Doxology Big Band; e entrega de mudas de árvores – Horto Municipal. Também colaboraram nos eventos: Diocese de Curitiba; Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS); Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária; Secretaria Municipal da Defesa Social; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social; Posto de Saúde de Lotiguaçu; Ordem Rosa Cruz (AMORC); Legião da Boa Vontade; Movimento dos Focolares; Movimento Hare Krishna; Fundação Mokiti Okada; e todos os presentes. No mesmo espaço do evento no Terminal do Carmo, também aconteceu um torneio de dribles promovido pelo Instituto Futebol de Rua, que ajudou a animar as crianças. Ficam os agradecimentos ao time de parceiros e o convite para continuarem contribuindo com as causas da infância.
A Tv Evangelizar também marcou presença nas atividades em Curitiba. Confira a cobertura da equipe de reportagem:
Campo Largo (PR)
Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, as atividades foram realizadas no Centro da Juventude (Av. Ademar de Barros, s/n, bairro Bom Jesus). Cerca de 350 pessoas participaram do evento, realizado pela primeira vez no município, e ficaram animadas para dar continuidade às ações nos próximos anos. A abertura do evento aconteceu com a apresentação de violino de crianças do projeto Espaço Vida e Música, idealizado pelo Maestro Paulo Davi e mantido com apoio da Primeira Igreja Batista (PIB), de Dona Fina, Campo Largo. Ao longo da tarde, o público participou de oficinas de alimentação saudável, de danças, e receberam gratuitamente mudas de plantas. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Largo.
Veja a apresentação musical:
Rio Grande do Sul
Porto Alegre (RS)
Entre os gaúchos, as atividades se concentraram nas comunidades. O Vicariato Guaíba (setor 302) celebrou o dia 20 com a realização de oração pelas crianças durante uma missa. Na segunda-feira (23 de novembro), as líderes das Paróquias Nossa Senhora do Livramento e Santa Rita participaram de um evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra promovido pela prefeitura de Guaíba, no qual foram distribuídas Orações pela Criança. Na abertura do encontro, foi realizada a oração por todos os presentes.
No setor 299, em Porto Alegre, o Centro Comunitário de Floresta (Cecoflor) acolheu as mais de 100 crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança para o Dia de Oração e Ação. A escolha do local não foi à toa: Floresta ainda não tem Pastoral da Criança, e “essa foi uma oportunidade de mostrar à comunidade [uma ação da entidade]”, conta a coordenadora do setor, Ema das Graças Barbosa. “As crianças brincaram bastante. Era isso que eu queria: fiquei satisfeita!”, relata.
No município de Gravataí, o encontro também ocorreu no dia 20. Crianças, famílias, líderes, coordenadores e brinquedistas se reuniram na Praça Central para celebrar a data e realizar o momento de oração. Também foram distribuídos panfletos e houve conversas com a comunidade de diversos lugares. “Foi um dia de muita festa”, comemora Patricia Gautério Dias, coordenadora do setor.
Veja a oração feita pelas crianças de Porto Alegre: