Durante a correria do dia a dia, são raras as pessoas que param para contar ou pensar na série de pequenos cuidados de higiene que fazem parte de sua rotina. Lavar as mãos, escovar os dentes, lavar os alimentos, tomar água filtrada ou fervida, entre tantas ações simples que são fundamentais para cuidar da saúde no dia a dia.
Você sabia que o simples gesto de lavar as mãos pode prevenir diversas doenças? A cada ano, no mês de outubro, a Pastoral da Criança traz à tona esta temática, por conta do Dia Mundial de Lavar as Mãos, celebrado nesta quinta-feira (15 de outubro). Mas este é um cuidado que os líderes comunitários de todo o Brasil lembram durante o ano inteiro – buscando maneiras criativas de envolver as crianças e formar hábitos saudáveis desde cedo.
Desde 2008, em diversos países, órgãos de governo, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, empresas privadas e ativistas “unem esforços para motivar as pessoas a ter uma hábito simples, que funciona como uma espécie de vacina contra as doenças: lavar as mãos" – explica Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança. "A iniciativa conta com apoio global da Unilever, parceira da Pastoral da Criança na campanha promovida nas comunidades com crianças acompanhadas, nos últimos cinco anos. O hábito de lavar as mãos se tornou rotina em muitas Celebrações da Vida”, relata.
Tudo isso faz parte do esforço dos países que se comprometeram com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (até 2015) e que, agora, renovaram seus compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (até 2030) – com destaque, neste aspecto, para a sexta meta, relacionada à água limpa e saneamento.
“Um gesto concreto que pedimos a cada adulto neste dia: com seu exemplo, ajude uma criança a ter o hábito de lavar as mãos", sugere Clóvis.
Saiba mais: Partnership for handwashing (site em inglês)