Uma formação específica sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida e de uma alimentação adequada após esse período. Esta é a proposta das oficinas da "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" que capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde para ajudar mães que têm dificuldades na amamentação ou com dúvidas de como introduzir os alimentos após os seis meses de vida.
Promovida desde 2012 pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição e da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a ação pretende colaborar com as iniciativas para a atenção integral da saúde das crianças.
A intenção é que a ação “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” chegue a todos os municípios. Porém, para isso, o pedido de capacitação deve partir das secretarias municipais de saúde para o Ministério. Atualmente, a ação conta com três mil tutores em 293 municípios.
Para ter proposta em seu município, é preciso falar com o articulador de saúde para levar essa sugestão ao Conselho de Saúde local, ou, caso seu município não conte com a atuação do articulador, procurar quem poderia ajudar para que isso aconteça. Verifique abaixo quais localidades já tem equipes qualificadas, e estimule outras a passar por essa formação.
Veja os municípios do país que já possuem profissionais capacitados. Acesse abaixo, por região do Brasil, a listagem de quais UBS atuam estes profissionais.