Para ajudar os líderes das comunidades no dia da celebração da vida e outros momentos, é que as capacitadoras: Zulene Nogueira e Petronilia Souza capacitaram nove líderes para serem brinquedistas em suas comunidades, no Setor de Fortaleza/CE.

 

O encontro aconteceu em 3 etapas, e no primeiro momento os participante voltaram a sentir-se crianças brincando de pular amarelinha, de corda, de roda, resgatando as brincadeiras de infância que há tempos estavam esquecidas.

 

Houve muita descontração e confecção de brinquedos com garrafa pet, bonecas de pano, dominó com pratinhos de isopor e tampas de garrafas, quebra-cabeça, instrumentos musicais como chocalhos, baterias com diversos tamanhos de lata e carrinhos.

Os lideres saíram da capacitação fortalecidos e com o compromisso de fazer do dia da celebração da vida uma verdadeira festa. Falando ainda de brinquedos e brincadeiras aconteceu no ramo N.Sra.do Perpetuo Socorro, o pré-grito dos excluídos e os lideres da Pastoral da Criança foram convidados pelo Pe. Junior a apresentarem alguma coisa da Pastoral da Criança, e como haviam acabado de fazer brinquedos e brincadeiras, levaram alguns dos brinquedos confeccionados na capacitação.

"Foi muito divertido e o grupo encheu-se de felicidade ao ver o entusiasmo das crianças que ao se aproximarem da exposição e ver aqueles brinquedos feitos com sucata que são jogados fora por não ter nenhuma utilidade e que ao brincarem com eles viram que mesmo sendo de sucata faz a alegria e dar prazer de brincar com eles", relatou uma das brinquedisdas.

Neste dia, até o Pe.Junior, Coordenador das Pastorais Sociais no ramo, brincou de Vai e Vem feito com garrafa pet, em dupla com a coordenadora do setor 46, Lucia Braga.

Colaboração: Zulene Barbosa – Capacitadora de Brinq. e Brinc Setor 46 / Fortaleza – CE.