Irmã Vera Lúcia Altoé interagiu com as famílias e ressaltou a importância da amamanetação
Como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, mães em diversas regiões do país promoveram, neste domingo (3 de agosto), a Hora do Mamaço. A atividade tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da amamentação para a saúde das mães e das crianças. 45 cidades brasileiras participaram da ação.
Em Curitiba (PR), a Hora do Mamaço aconteceu no Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da cidade. E contou com a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, que parabenizou a iniciativa de promover a valorização do ato precioso de amamentar.
“Sabemos que amamentar é uma obra de amor. O leite materno é o alimento gratuito de Deus. Que essa iniciativa possa chegar a todas as mulheres, não apenas as acompanhadas pela Pastoral da Criança, mas todas que receberam a graça de ser mãe”, diz irmã Vera. A coordenadora nacional destacou ainda o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionado por esse ato.
Amamentação e envolvimento familiar
Irmã Veroni Medeiros, que atua na área de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança e também esteve no Jardim Botânico, chamou a atenção para a alegria das mães e para o fato da experiência ser vivenciada em família: “Não eram apenas as mães amamentando. Os pais também estavam lá, dando atenção às mães e aos outros filhos. Percebi uma presença alegre, que vai além da necessidade de dar o alimento, que tem a ver com o contentamento de cuidar de um filho”.
Irmã Veroni observou, ainda, que houve muita integração entre as famílias, pois o grupo estava à vontade e muitas mães se mostraram conscientes da importância da amamentação.
Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, revelou que, na América Latina, menos de 40% das crianças são amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida. A média brasileira é de apenas 54 dias. Por isso, informar sobre o aleitamento materno e incentivá-lo é uma das prioridades da Pastoral da Criança.
© JoomAvatar.com
Joomla Extension-
Joomla Template
|
Leia também