Por iniciativa e com o apoio da Pastoral da Criança, a Bizum Comunicação, produtora sediada no Rio de Janeiro e dirigida pelo jornalista e documentarista Ernesto Rodrigues, realiza um documentário biográfico de longa metragem sobre a vida e a obra da Dra. Zilda Arns Neumann.

 

Ernesto Rodrigues

Ernesto Rodrigues

O filme, a ser produzido e finalizado até o fim de 2014, incluirá registros documentais, fotográficos e audiovisuais da Dra. Zilda, além de depoimentos inéditos de mais de 50 personalidades, profissionais, líderes de instituições e amigos que foram protagonistas ou testemunhas de momentos marcantes de sua vida e de sua trajetória como líder de causas humanitárias e sociais no Brasil e no exterior. A proposta é que um trecho do documentário possa ser exibido durante a Celebração Dra. Zilda, no dia 10 de janeiro de 2015, em Curitiba (PR).

“Como biógrafo e como jornalista, é um privilégio poder contar a história da Dra. Zilda. Por trás dessa grande obra que é a Pastoral, que tanto benefício trouxe para o país, tem uma história de uma pessoa, de um projeto de vida voltado para os outros, que é interessante e gratificante. É surpreendente ver como ela foi uma pessoa especial. Em cada entrevista, tem uma história de cidadania. Já sinto que vai se constituindo uma biografia importante, interessante e, em muitos momentos, emocionante”, diz Ernesto Rodrigues.

Também chamou a atenção do documentarista a capacidade que a Dra. Zilda tinha de conviver com outros pensamentos e de aceitar mudanças de rumo e metas quando as pesquisas mostravam outros caminhos. “Um olhar atento ao que estava ao redor”, observa.

Gravações

As primeiras filmagens aconteceram em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na semana passada, foram realizadas diversas gravações em Curitiba – na sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança e outros locais em que Dra. Zilda viveu e trabalhou. Agora, a equipe está gravando nos municípios de Forquilhinha (SC) e Florestópolis (PR).

O conteúdo final e os direitos relativos ao documentário pertencerão à Pastoral da Criança. O material do projeto fará parte do acervo do futuro Museu da Vida.