O novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Andirá, Gestão 2009/2011, tomou posse recentemente, em cerimônia realizada na sala de reuniões do Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz.


Para representar o poder público, foram eleitos membros das Secretarias Municipais de Ação Social; Educação; Cultura e Esportes; Saúde e Fazenda. As entidades eleitas para representar a sociedade civil foram: Rotary; Pastoral da Criança; APAE e as APMF’s dos colégios Stella Maris e Durval Ramos Filho.

 

Segundo a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, são muitos os avanços voltados à criança e ao adolescente no município. “Estamos desenvolvendo vários projetos que visam ofertar uma educação com vistas na cidadania e no convívio familiar e comunitário, às nossas crianças e adolescentes, priorizando os que estão em situação de vulnerabilidade social e, o CMDCA é fundamental para a consolidação desse trabalho”, destacou Ana Lúcia.

“Precisamos do trabalho integrado de todas as representações e colaboradores para garantirmos e preservarmos os direitos das nossas crianças e adolescentes, como moradia digna, educação, saúde, lazer, integridade física e psicológica, dentre outros”, disse a nova presidente do CMDCA, Maria do Carmo dos Santos Martins (Tatinha).

Atribuições
Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, deliberar sobre a política de atendimento ao público infanto-juvenil, criar os conselhos de direitos e os conselhos tutelares, monitorar, registrar e fiscalizar as entidades que atendem crianças e adolescentes, bem como gerir o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, definindo a utilização dos respectivos recursos por meio do plano de aplicação.

Fonte: NP Diário Online - 11/12/2009