O exemplo de vida e dedicação da dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, foi o assunto do programa Revista Curitibana, exibido em Curitiba (PR), na última quarta-feira (02). O assunto do programa era solidariedade, e dra. Zilda foi apontada como um dos ícones da bondade com o próximo. Nelson Arns Neumann foi o convidado para falar sobre o trabalho de dra. Zilda e da Pastoral da Criança.
Participaram também do programa o Padre Rodinei Tomazella, que fala das ações do Pequeno Cotolengo; Ricardo Trento, que apresenta as iniciativas da Trupe da Saúde; e Rafael Riva Finatti, coordenador do Instituto GRPCOM, que mostra como grandes empresas podem ajudar quem precisa.
Clique aqui e veja o programa na íntegra
Amor à vida
Dra. Zilda era médica pediatra e sanitarista, fundou e coordenou a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. A médica era irmã do Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Ela dedicou sua vida a trabalhos de solidariedade, combatendo as doenças infantis e a desnutrição.
Tudo começou em 1982, em uma reunião da ONU sobre a paz mundial, na Suíça. James Grant, na época diretor executivo do UNICEF, que sugeriu ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns a criação de um projeto de Igreja para combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, provocadas principalmente pela diarreia.
Em seu retorno, Dom Paulo procurou sua irmã, a Dra. Zilda Arns Neumann, e propôs-lhe que desenvolvesse o projeto. A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil indicou seu atual presidente, Dom Geraldo Majella Agnelo, na época Arcebispo de Londrina, para acompanhar a Dra. Zilda Arns no desenvolvimento do trabalho.
Em 1983, foi criada a Pastoral da Criança, como um projeto piloto implantado na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, norte do Paraná. Neste pequeno município, onde 74% do trabalho era realizado por lavradores bóias-frias, morriam 127 crianças para cada mil nascidas vivas. Após um ano de atividades, o trabalho de amor e dedicação dos líderes comunitários fez este índice cair para 28 mortes para cada mil crianças nascidas vivas.
Missa em homenagem a Dra. Zilda
Líderes de todo o Brasil se encontrarão em um momento histórico. O ponto alto desse encontro de fé e vida será a Celebração Eucarística, que será realizada no dia 10 de janeiro de 2015, às 19:00 horas, no Estádio Arena da Baixada, em Curitiba, Paraná. São esperadas caravanas de todo o Brasil e diversos países onde a Pastoral da Criança esta atuando.
A Celebração Eucarística contará com a presença de: Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Aldo di Cillo Pagotto e Padre Reginaldo Manzotti. Neste momento a Pastoral da Criança começará a recolher assinaturas dos presentes para dar início ao processo de beatificação da Dra. Zilda
Clique aqui e saiba como participar da homenagem.