A Pastoral da Criança celebra no próximo dia 05 de dezembro seus 26 anos de presença nas comunidades mais pobres do Brasil. Este ano, a data é triplamente comemorada. Dia 05 de dezembro é o Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia Internacional do Voluntariado e Dra. Zilda Arns Neumann, Coordenadora e Fundadora da Pastoral da Criança Internacional também celebra seu Jubileu de Ouro de formatura na faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Nos 26 anos de sua existência, a Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em mais 20 países. São mais de 240 mil voluntários capacitados e atuando em 40.853 mil comunidades organizadas de 4.016 municípios. Mensalmente são acompanhadas quase 95 mil gestantes e mais de 1.689.000 crianças pobres menores de seis anos de idade, recebendo orientações sobre o valor nutritivo dos alimentos, ajudando a identificar a desnutrição, a fortalecer o aleitamento materno, controle de doenças respiratórias e diarréia, a prevenção de acidentes domésticos e tantos outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis. Do total de voluntários, 134,393 são líderes comunitários, pessoas simples, em sua maioria mulheres (92%), que vivem nas próprias comunidades onde atuam.
O Dia Internacional do Voluntário e Dia Nacional da Pastoral da Criança
Em 1985, a Assembléia Geral das Nações Unidas escolheu o dia 5 de dezembro como a data oficial para a celebração do trabalho voluntário. Desde então, centenas de países aderiram à data para celebrar o esforço voluntário e suas conquistas.
No Brasil, além desta data mundial, 05 de dezembro é o Dia Nacional da Pastoral da Criança, instituído por meio da Lei nº 11583/2001. Em todo o pais, centenas de comunidades estão organizando ações e mobilizações para lembrar a data.
Para marcar esse dia tão especial, Dra. Zilda Arns Neumann gravou uma mensagem de motivação e agradecimento pelo trabalho dedicado por tantos voluntários em todos os lugares do Brasil.
Mensagem em MP3