O Jardim Aeroporto, uma das áreas mais precárias do município de Aquidauana, recebeu na manhã desta sexta-feira, diversos profissionais da saúde para uma ação em conjunto no atendimento de crianças e mães, moradoras da região.
A iniciativa do movimento é da Pastoral da Criança, pertencente a Comunidade Católica de Aquidauana e juntamente com o GESAU, FUNASA, e o 9° BE Cmb levaram diversos atendimentos médicos a população local. Um dos serviços oferecidos foi o de odontologia, através do atendimento da dentista Drª Márcia Haddad a crianças de 0 a 4 anos de idade, onde ofereceu uma avaliação dental e orientações de escovação. No mesmo setor foram distribuídas escovas e cremes dentais.
A fonoaudióloga Adriana prestou orientações sobre diversos problemas de fala como a "língua presa" e a troca de palavras.
Com a chegada do verão, outro assunto preocupante para a saúde de Aquidauana são os casos de dengue. Para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores, oito agentes participaram da ação nesta manhã realizada no bairro e assistiram junto com o público uma apresentação teatral intitulada "Ensino Arte", exibida pelo ex-agente comunitário Odair e sua equipe.
Para a enfermeira responsável pelo GESAU, Andréia Oliveira, todo tipo de conscientização é importante neste momento, ainda mais no Jardim Aeroporto. "É o bairro com maior registro de casos da Dengue", relatou a enfermeira.
Os médicos Dr. Marcos Rondon e o acadêmico da Uniderp Dr. Leonardo, também estiveram prestando consultas gerais a população necessitada. As consultas foram realizadas em área aberta, em barracas instaladas pelos militares do 9° BE Cmb.
Além de materiais de higiene pessoal foram distribuídos também multi misturas (complementação alimentar) oferecidos pela Pastoral da Criança. Os integrantes da Pastoral também afirmam que com a atitude estão evangelizando nas pequenas causas e confirmam a "celebração da vida" realizada uma vez por mês no Jardim Aeroporto, em baixo do conhecido Ingazeiro.
Os bairros Pinheiro, Arara Azul, Vila Eliane, Trindade, o distrito de Camisão e a Aldeia Limão Verde também são atendidos pela Pastoral da Criança.
Fonte: O Pantaneiro Online - 13/11/2009