papa francisco-dia-mundial-da-paz

O Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 1º de janeiro, foi criado pelo Papa Paulo VI, em 1968. Em sua primeira mensagem para este dia, o Papa Paulo VI dizia: “Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do civil. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz.”

 A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do ano novo tem a pretensão de aproveitar esse momento de confraternização e alegria e propor que esse clima se estenda para o resto do ano. A Pastoral da Criança tem uma ação chamada “A Paz começa em casa”, mostrando que é dentro da família, que a criança começa a ser educada tanto para a paz quanto para a violência.
Os pais têm grande responsabilidade pela educação de seus filhos. Esta educação deve ter como base o amor e o respeito pelas crianças como seres humanos, únicos e dignos. A paz não é somente a ausência de guerras e injustiças. Paz significa também envolvimento com a vida e se queremos a paz no mundo, temos que começar a paz na nossa família e na nossa comunidade. Com esse espírito, a Pastoral da Criança utiliza o folder  “10 Mandamentos para a Paz na Família”

“Desejo a você e a todos os seus entes queridos feliz Ano Novo, repleto de esperanças, alegrias e prosperidade. Que Deus lhe retribua cem por um cada gesto de fraternidade em seu maravilhoso trabalho na Pastoral da Criança. Você é a pessoa mais importante nessa construção da Paz, da justiça social, da qualidade de vida para todos, a começar pelas crianças carentes e suas famílias”.

(Dra. Zilda Arns Neumann)

O folder é utilizado pelos voluntários para incentivar e promover atitudes que visam a paz no ambiente familiar e comunitário, pois reúne mensagens que incentivam o respeito, união familiar, direitos e deveres, sendo um aliado no processo de construção de um ambiente mais harmonioso para a convivência entre as pessoas.

Dia Mundial da Paz 2014

O Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro de 2014, vai apresentar uma reflexão sobre a fraternidade e a “cultura do encontro”. Em nota divulgada no final de julho, o tema foi apresentado pela Santa Sé.  “A fraternidade diz respeito a todos os aspectos da vida, incluindo a economia, as finanças, a sociedade civil, a política, a investigação, o desenvolvimento e as instituições públicas e culturais”.
O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, tem sublinhado a importância de superar uma “cultura do descartável” e promover a “cultura do encontro”, para se conseguir um mundo mais justo e pacífico. “Perante os múltiplos dramas que afetam a família dos povos – pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos bélicos, migrações, poluição, desigualdade, injustiça, crime organizado, fundamentalismo-, a fraternidade é o fundamento e o caminho para a paz”, destaca a nota.

Saiba mais: Papa Francisco pede que todos rezem pela Paz e Vídeo mensagem da Irmã Vera