A Pastoral da Criança, que em 2013 está comemorando 30 anos de atuação nas comunidades do Brasil, será homenageada em sessão solene, hoje, 25 de novembro, às 18h30min, na Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem é uma iniciativa do Deputado Gilberto Martin(PMDB) e do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni.
Criada em 1983, a Pastoral “nasceu” em Florestópolis (PR) e hoje atua em várias nações, inclusive no Haiti, onde Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, faleceu durante um terremoto. Hoje a Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças.
Os números da Pastoral da Criança são importantes e impressionantes: Em 2012, acompanhou 1,3 milhão de crianças, 70 mil gestantes e 1 milhão de famílias. E enquanto no País o índice de mortalidade infantil foi de 15,6%, nas comunidades atendidas pela Pastoral esse índice foi de apenas 8,8% de óbitos por mil nascidos vivos.
A Pastoral da Criança tem 202 mil voluntários, dos quais 110 mil são líderes que dedicam, em média, 24 horas ao mês ao trabalho de cuidar das crianças do Brasil. Ela está presente em 36 mil comunidades de 3.821 municípios.
Para o deputado Gilberto Martin, homenagear a Pastoral da Criança na Assembleia é uma maneira especial e justa de reconhecer e apoiar o trabalho que assegura futuro para as nossas crianças. “Participe desta homenagem. Nossas crianças agradecem”, convida o deputado Gilberto Martin.