A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Maringá comemorou seu vigésimo sexto aniversário com várias atividades. Irmã Vera Lúcia Altoé visitou a cidade e foi o centro das atenções durante as comemorações.
A coordenadora nacional chegou à Maringá na sexta-feira, dia 25 de outubro e foi recepcionada pala coordenadora diocesana Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz, a Leila. Do aeroporto foram diretamente para Vila Guardiana, em Mandaguaçu, onde visitou as comunidades e proferiu palestra para líderes voluntárias e famílias acompanhadas. Irmã Vera da prioridade às visitas nas comunidades para conhecer a verdadeira realidade das regiões onde a Pastoral atua para saber como está sendo realizado o trabalho de acompanhamento das crianças e das famílias, levar uma palavra de incentivo às líderes voluntárias e mobilizar a população para ampliar o trabalho de acompanhamento das crianças pobres.
No sábado a coordenadora se reuniu com a equipe diocesana e coordenadoras na Casa da Pastoral, participaram da reunião também os Padres Milton Antonio Bossoni, Obelino Silva Almeida, Luiz Knupp, Ivaldir Camaroti e Sergio Meschini. Durante a reunião, Irmã Vera convidou as coordenadoras a fazer uma reflexão sobre a importância da instituição e dos trabalhos das líderes voluntárias nos dias de hoje, onde a realidade é bem diferente da encontrada nos primeiros anos de atuação durante as décadas de 1980 e 1990. Para Leila, coordenadora diocesana de Maringá, o trabalho das líderes voluntárias vai muito além das informações sobre nutrição e cidadania, é um trabalho de evangelização, onde a família é a principal célula que pode salvar a humanidade do câncer da violência, das drogas, da ignorância e da falta de amor que destrói a sociedade. Só com muito amor a Deus e solidariedade podemos salvar a humanidade do mau.
Depois da reunião, ainda na Casa da Pastoral, foi servido um delicioso almoço, logo após a refeição, todos se dirigiram ao salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis onde a coordenadora nacional se encontrou com mais de 700 líderes. Estiveram presentes neste encontro Padre Milton Antonio Bossoni, presidente da AAPAC, Associação dos Amigos da Pastoral da Criança de Maringá, Padre Obelino Silva Almeida, Padre Assessor da Pastoral na Arquidiocese de Maringá, Padre Valdir Egea, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, os vereadores Luiz Pereira e Carlos Mariucci, Laércio Rodrigues, diretor administrativo de unidades representando o prefeito Carlos Roberto Pupin e a Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Clarice Siqueira.
Depois de uma apresentação do Balé da Pastoral da Criança, projeto desenvolvido com crianças acompanhadas da Paróquia Santo Expedito, Irmã vera falou por aproximadamente 40 minutos e deixou as líderes voluntárias encantadas com a simplicidade e o carisma da líder nacional. Irmã Vera enalteceu o trabalho das voluntárias e propôs um desafio de cada líder conquistar mais uma voluntária para este verdadeiro exército de solidariedade e amor.
As comemorações se encerraram com a celebração de uma missa presidida pelo Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, Bispo Assessor da Pastoral da Criança no estado. Durante a homilia, que pode ser ouvido na íntegra no site arquimaringa.org.br, Dom Anuar lembrou que o trabalho da Pastoral da Criança são frutos produzidos pelas voluntárias para prestar contas a Deus no juízo final. Dom Anuar pediu ainda que a Pastoral da Criança seja a Pastoral Evangelizadora.
Todas as cidades que fazem parte da Arquidiocese mandou representantes, que estão ansiosos para reencontrar e ouvir novamente a coordenadora nacional, Irmã Vera, que confidenciou a coordenadora diocesana, Laila, que brevemente estará de volta a cidade, desta vez com mais tempo para visitar mais comunidades e reforçar ainda mais os laços de amizade e apoio a esta gente valorosa que forma esta grande rede de solidariedade que leva vida e vida em abundância às crianças, os preferidos de Jesus Cristo.
Colaboração: Noel Guima – Assessor de Comunicação