A Ir. Zenaide relata como foi sua experiência de dois meses de missão em Guatemala para apoiar a implantação da metodologia da Pastoral da Criança no país.

Guatemala pais da América Central acolhe a Pastoral da Criança para salvar as crianças que vivem em situação de risco.

 

Em dois meses de missão no país (de 25 de maio a 23 de Julho de 2010), capacitamos lideres, capacitadores, participamos em varias Celebrações da Vida, Visitamos famílias e organizamos o Sistema de Informatização e as coordenações de comunidades, paróquias, Dioceses e Nacional em 8 dioceses: Quetzaltemango, Retalhuleu, San Marcos, Jalapa, Verapaz, Jalapa, Quiche e Solola.

Tivemos reuniões com diversas entidades como: OPS ( Organização Panamericana de Saúde) UNICEF; Grupo Amigas da Pastoral da Criança, CEG (Conferencia Episcopal de Guatemala), para apresentar a Metodologia da Pastoral da Criança.

Para esta missão foi constituída uma equipe de Formação para as capacitações e visitas nas diversas dioceses e comunidades coordenadas por Ir. Zenaide Guarnieri.

E também tivemos a colaboração de uma semana de missão do Diretor do Conselho de Administração Internacional da Pastoral da Criança Mons. Luis del Castillo e Coordenador Internacional Dr. Nelson Arns Neumann, onde nos ajudaram a refletir junto a Coordenação Nacional, diocesanas e paroquiais sobre a importância da Pastoral da Criança no pais de Guatemala onde a carência do Sistema de Saúde é percebido no atendimento as mães gestantes e crianças de 0 a 06 anos de vida. Mães desnutridas e obesas e crianças desnutridas, obesas e muitas outras doenças.

Guatemala já conta com 610 líderes capacitados, 6. 825 crianças e 792 gestantes.

A missão na Guatemala é um desafio para a Igreja pelo alto índice de desnutrição de Mães Gestantes e Crianças e o alto nº de Adultos analfabetos. Por isso os líderes da Pastoral da Criança estão preparados para salvar vidas das famílias de suas comunidades.

Quero agradecer a cada uma que esteve em unidade através da Oração, e pela acolhida da Família de Rosário Morales e a oportunidade que a Pastoral da Criança Internacional de confiar-me esta missão, de estar junto as famílias, Agentes de Pastoral e a Igreja de Guatemala para anunciar o Cristo Peregrino através da visita e ensinamentos aprendidos e partilhados a todos quanto aderiram a metodologia.

Ir. Zenaide Guarnieri

 

Multiplicadora Internacional

 

da Pastoral da Criança