A Igreja, através das Pastorais da Criança, da Saúde e da Aids, está intensificando os trabalhos de divulgação e incentivo para o diagnóstico precoce para Aids e Sífilis.
A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, vai apoiar a campanha de incentivo ao diagnóstico precoce para HIV e Sífilis. Ela vem sendo desenvolvida pelo Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde, pois a maioria dos casos são detectados depois que a doença já se manifestou, o que dificulta o tratamento e ocasiona a morte de muitos pacientes.
A Igreja, através das Pastorais da Criança, da Saúde e da Aids, fará o trabalho de divulgação e incentivo para que as pessoas procurem o serviço de saúde e realizem o teste da Aids e da sífilis. Para isso, os agentes contarão com material de divulgação: cartazes, folhetos e spots de rádio.
O lançamento da campanha será no dia 22 de outubro de 2009, às 14h, em cerimônia no Auditório Emilio Ribas, Ministério da Saúde Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF. Contará com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio e do Secretário Geral da entidade, Dom Dimas Lara Barbosa e profissionais do Departamento de DST e Aids, do Ministério da Saúde. Estarão presentes também as coordenações das pastorais envolvidas, os bispos e representantes dos serviços de saúde dos municípios onde será implantada a experiência piloto da parceria: Manaus, João Pessoa, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.
Mais informações com Frei Lunardi - Assessor Pastoral da Aids - CNBB - Fone 51 33466405 ou Frei José Bernardi Secretário executivo Pastoral da Aids - CNBB - Fone 51 33466405