Recebemos com pesar, a noticia da morte da Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança, Doutora Zilda Arns Neumann, vítima do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira, dia 12 deste mês de Janeiro. Com esta mensagem compartilhamos com vocês a estima que nutrimos por ela aqui na Guiné-Bissau.

Nas visitas que ela nos fez em 1997 e em Março de 2007, sua maneira de tratar a todos, sobretudo as crianças, revelou um coração cheio de amor. Um coração que pulsava com o coração de Deus. De 02 a 09 de Março de 2007, ela foi hóspede da Embaixada Brasileira, encontrou-se com os Bispos, Caritas, Pastores Evangélicos, Imames Muçulmanos, UNICEF, organismos do Governo, etc. Foi recebida, em audiência, pelo então Presidente da República João Bernardo Vieira. Para todos ela trouxe uma palavra de amor e de esperança. Depois desta visita de 2007 a Pastoral da Criança, que já vinha sendo aplicada em algumas comunidades, assumiu uma dimensão oficial na Guiné-Bissau. Tornou-se conhecida e angariou a simpatia e a adesão de mais paróquias e comunidades. De fato, a Pastoral da Criança cresceu e várias famílias são por ela beneficiadas.

Ao receber a notícia da sua morte, imediatamente um pensamento nos ocorreu: Doutora Zilda passou sua vida a serviço dos mais pobres, sendo-lhes solidária. Morreu solidária com tantos pobres num dos países mais pobres do mundo. Viveu a solidariedade na vida, viveu-a na morte. Ela foi um sinal profético no nosso tempo. Lembrou ao mundo o amor de Deus; lembrou ao mundo a beleza de uma vida doada ao irmão.

Caros Amigos, em nome da Igreja e da Pastoral da Criança na Guiné-Bissau, do povo deste nosso País, enviamos-lhes nossas mais sentidas condolências e a certeza das nossas orações. Que lá do céu, Dra. Zilda interceda por nós para que continuemos sua missão de, como ela mesmo dizia, “promover atividades para reduzir a mortalidade infantil e materna, a desnutrição e a violência familiar, bem como o desenvolvimento integral das crianças, desde a sua concepção, em seu contexto familiar e comunitário”. Nosso carinho e saudações a todos.

Dom José Câmnate na Bissign Dom Pedro Carlos Zilli
Bispo de Bissau Bispo de Bafatá