Irmã Vera Lúcia Altoé coordenadora nacional da Pastoral da Criança

O clima era de festa, o sentimento de agradecimento pelos 30 anos de luta em defesa e valorização da vida realizada pela Pastoral da Criança. Na Diocese de Santarém (PA), as comemorações marcaram os 24 anos de existência da Pastoral em Aveiro, Santarém, Belterra, Monte Alegre, Almeirim, Prainha e Mojui dos Campos, municípios que abrangem a Diocese.


As comemorações ocorreram no último dia 06/10, no ginásio do colégio Santa Clara, em Santarém, com a presença de mais de 600 líderes e da coordenadora nacional da Pastoral, Irmã Vera Lucia e estadual, Irmã Veneranda Alencar.

Testemunhos, depoimentos, palestra, cantos, poesias e celebração da vida marcaram o evento.

Irmã Vera manifestou seu encantamento pelo trabalho dos líderes: “O que mais me encanta é ver tantos líderes empolgados com a Pastoral da Criança. Isso sempre me encantou em todos os lugares onde tem a Pastoral. Essas pessoas que não medem esforços, homens e mulheres guerreiros que na sua simplicidade de vida ainda encontram tempo para fazer essa missão acontecer. Esses homens e mulheres da Amazônia são diariamente desafiados; viajam dias após dias para levar a mensagem do Evangelho e o trabalho pastoral aqueles que mais precisam de Jesus Cristo”.

A líder Eliana Gama da Silva, da cidade de Almeirim, distante 24 horas de barco de Santarém, atua da Pastoral há 17 anos. Tudo começou através de seu bebê que precisava de ajuda.  Depois que recebeu atendimento para seu filho, ela foi convidada a contribuir. O convite ecoou em seu coração e hoje o trabalho da PC faz parte do seu projeto de vida. “Quando vejo que a mãe, a gestante a criança se sente segura com o nosso trabalho, quando elas conseguem viver em paz, isso me dá uma força enorme e de doar ainda mais, mesmo tendo consciência dos desafios. Não tenho hora para desenvolver esse trabalho que não é meu, é de Deus”. Finalizou.

No final do encontro, Irmã Vera Lúcia lançou um desafio aos líderes presentes: que até fevereiro de 2014, cada líder possa conseguir mais um voluntário para crescer na missão.

Colaboração: Ercio Santos – Pastoral da Comunicação/Diocese de Santarém