A Pastoral da Criança vai fazer controle da hanseníase em menores de 15 anos. O diagnóstico precoce da hanseníase é o caminho mais rápido e seguro para a cura.

Agentes da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Fortaleza estão sendo capacitados para reconhecer os sinais da hanseníase em menores de 15 anos e no encaminhamento aos serviços de saúde. A ideia da Secretaria da Saúde do Estado é que a iniciativa ajude no controle da hanseníase.

O diagnóstico precoce da hanseníase é o caminho mais rápido e seguro para a cura. Manchas brancas ou avermelhadas na pele, com perda de sensibilidade, são sinais da doença. No ano passado foram diagnosticados 2.031 casos novos no Ceará. Desse total, 6,4% foram registrados em crianças com menos de 15 anos.

A Pastoral da Criança atua em 2.100 comunidades do Ceará e acompanha cerca de 65 mil crianças menores de 6 anos, mais de 50 mil famílias e aproximadamente 4 mil gestantes. A instituição atua também no combate à desnutrição e à mortalidade infantil e acompanha o dia-a-dia das famílias.

fone: O Povo Online / 01 Out 2009 - 11h43min