A Dra Zilda Arns Neumann – Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional - foi convidada a visitar o Haiti, pelo Frei Aguste Dufreine e Ir. Glória Inês Gonzalvez da Conferência de Religiosos do Haiti com o objetivo de apresentar o trabalho da Pastoral da Criança no país, ela foi acompanhada da Ir. Rosangela Altoe.

Dra. Zilda foi recebida, no dia 11 de janeiro de 2010, no aeroporto pela Sra. Roseana Kipman - Embaixatriz do Brasil no Haiti e em seguida encontrou-se com a Ir. Glória Inês Gonzalez, da equipe de Coordenação da Conferência dos Religiosos do Haiti. A Ir Glória levou-as até o local onde ficariam hospedadas na “Casa da Conferência dos Bispos do Haiti”. Durante o percurso Dra. Zilda conheceu o Mercado Público em Porto Principe e Cité Soleil – um bairro pobre da periferia da cidade, observando a realidade de vida de crianças e suas familias Dra. Zilda comentou que "sabia que havia pobreza no Haiti, porém não imaginava que fosse tão agressiva".

No dia 12 de janeiro, com a presença da Embaixatriz, Sra. Roseana Kipman, participaram da missa celebrada pelo Núncio Apostólico no Haiti, Mons. Bernardito Auzé com quem conversou aproximadamente uma hora após a missa. Dra. Zilda participou de uma apresentação do Contexto do Haiti, feita pelo Padre Jesuíta Kawas François, para as Conferências Nacionais Caribenhas ali reunidas.

Posterirmente Dra. Zilda se dirigiu ao CIFOR: Centro Intercongregacional de Formação Religiosa - que fica em frente a igreja do Sagrado Coração (Sacré-Coeur de Turgeau), onde fez a palestra para cerca de 150 Padres, Religiosos e Seminaristas, quando passou o vídeo da Pastoral da Criança “Festa da Vida” e depois falou sobre a Pastoral da Criança.

Ao final, quando muitos já haviam saído, e anotavam endereços, e-mails e telefones, um grande tremor de terra no Haiti sacudiu o prédio, derrubando-o ao chão, levando a vida de Dra. Zilda e muitos Religiosos e Seminaristas que ainda estavam lá.

Estavam previstas para essa viagem também: palestra no encontro das Conferências Nacionais Caribenhas; uma visita à obra das Filhas de Maria Auxiliadora em Cité Soleil, onde falaria com professores e lideres locais; visita a vila Cité Soleil; visita ao Centro de Nutrição e Saúde em Cité Soleil; visita a base da Minustha (Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti); encontro com a Direção da Saúde Familiar do Ministério da Saúde; reunião com o Arcebispo de Porto Príncipe – Mons. Serge Miot e reunião com a OMS-OPS no Haiti.