No dia 30 de Maio do corrente a Pastoral da Criança de Guiné Bissau promoveu na cidade de Bambadinca o primeiro encontro de intercâmbio visando troca de experiência entre as diversas comunidades. O tema principal foi “amar, adorar, servir a Deus, a Jesus Cristo na pessoa dos pequeninos”. Salvar vidas, cuidar, zelar, proteger, alimentar essas vidas, pelo carinho, diálogo, com olhar de amor e fé.
O Encontro foi abrilhantado por uma palestra do Padre Dionísio Ferraro, o qual exortou o compromisso, a responsabilidade e principalmente a adesão à pessoa de Jesus na vida de cada voluntário. Citou o Evangelho de Lucas 8 1-3, onde destaca a palavra “SERVIÇO”. Vida de Doação. Questionou os 28 participantes: A quem servimos? Onde está nosso coração? Na vida ou na morte.
Citou também o salmo 84, dando alguns exemplos de justiça, paz, fidelidade, luta e guerras, homens e mulheres que buscam no cotidiano alimentar-se de esperança, para que a justiça e a paz reine, no exercício da vida, que cada servo mostre o caminho da luz, da verdade.
O Padre Dionisio também resaltou a questão da higiene, da moradia, da água, mas principalmente da necessidade de zelar com amor e compaixão do pequeninos.
No período da tarde compareceu o Dom Pedro Bispo da Diocese de Bafatá o qual parabenizou a iniciativa e almoçou com os presentes.
Na continuação houve o diálogo onde os líderes suas experiências. A temática foi o cotidiano de cada líder. Diversos temas foram abordados: as crianças, os pais, a moradia, a ausência paterna, visitas domiciliares, solidaridade para com as famílias, o líder mecânico indiferente à situação das famílias. Foi uma experiência extraordinária enfatizou a Irmã Gilvanda, coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.