Os assessores da Pastoral da Criança Internacional, Pe. Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé realizaram a segunda missão da Pastoral da Criança na Diocese de Fort-Liberté, Haiti, nos dias 15 de outubro a 13 de novembro, dando seguimento ao processo de implantação da Pastoral no país, com total apoio do bispo local.

Passaram primeiro na República Dominicana, onde acompanhados do Pe. José Navarro, Coordenador Nacional da Pastoral Materno Infantil, visitaram à comunidade São Pedro de Macorís e conhecerem o grupo de agentes comunitários de 8 paróquias que estavam fazendo a capacitação de líderes. Na ocasião também conhecem a nova sede sede da Pastoral Materno Infantil, bem estruturada para o trabalho que realizam.

 

 

No dia seguinte cedo, seguiram rumo a Fort-Liberté, para continuar a missão de Fé e Vida da Pastoral da Criança, dessa vez para os voluntários de duas novas paróquias: Saint Suzanne e La Délivrance. As capacitações foram feitas no Centro Diocesano de Jacquesyl, onde foram capacitadas 15 pessoas no Guia do Líder, contando com a ajuda de 2 líderes do primeiro grupo capacitado: Mme. Gladys Saint Croix e Rose-Marlène Nelson.

A segunda parte da missão, para um grupo menor, aconteceu na Casa do Bispo. Foram capacitados 4 capacitadores, um de cada paróquia, juntamente com a Ir. Carmelle Présumé, que ajudará na Coordenação Diocesana. Eles iniciarão as próximas formações em mais 2 comunidades. Também foram capacitados os Coordenadores das paróquias em Missão e gestão.

Nos finais de semana participaram e ajudaram na celebração da Vida nas Paróquias de Ouanaminthe e Trou-du-Nord. A chuva provocada pelo ciclone Tomas não impediu que as mães viessem com suas crianças para a pesagem e participassem com interesse.

Dessa forma, a Pastoral da Criança vai abrindo caminhos e ajudando a criar nova consciência nas famílias que vão sendo acompanhadas.