Foi realizada uma missão da Pastoral da Criança Internacional no Timor Leste para fortalecer a metodologia da Pastoral da Criança nas Dioceses de Dili e Baucau através de capacitação nas ações básicas de saúde, nutrição, cidadania e educação.

 

 

O Timor Leste fica em uma ilha localizada no continente Asiático, com uma população estimada de 1.100.000 habitantes.

A metodologia da Pastoral da Criança começou a ser implantada no país no ano de 2001. As missionárias que participaram dessa missão Ir. Maria de Lurdes Matiello, Ir. Diva Rossi e Srta. Vanderlúcia da Silva puderam conhecer a realidade do país e o lindo trabalho que vem sendo realizado pelos líderes da Pastoral da Criança.

Durante essa visita foram capacitados capacitadores e lideres para fazerem um trabalho gratuito de acompanhamento a crianças e gestantes, o trabalho a ser desenvolvido pelo grupo de voluntários que foi capacitado na metodologia da Pastoral da Criança é grande visto que no Timor Leste a mortalidade infantil é de 66,7 por mil nascidos vivos (Dados: UNICEF - 2006).

O grande desafio das missionárias foi a barreira da língua, no país as línguas oficiais são o tétum e o português, porém com a grande maioria da população não fala português as missionárias brasileiras tiveram que contar com o apoio de tradutores voluntários timorenses que auxiliaram na tradução durante as capacitações que foram realizadas.

As equipes que foram preparadas nas dioceses de Dili e Baucau assumiram o compromisso de repassar as capacitações recebidas as lideranças locais da Pastoral da Criança no país disseminando assim conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação, desenvolvimento infantil e cidadania as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança no país.

Leia o Histórico da Pastoral da Criança no Timor Leste preparado pelas Ir. Ivanilde Rodrigues e Ir. Ana Fusinato que estiveram em missão no país.