Ao longo destes trinta anos, a Pastoral da Criança deu significativa contribuição para a redução da desnutrição infantil (o país já atingiu esta Meta do Milênio para 2015). A entidade assume, agora, um novo desafio: prevenir a obesidade infantil que já acomete uma a cada três crianças brasileiras com idades entre 5 e 9 anos. O projeto de vigilância nutricional – IMC/Idade (em expansão para as comunidades) é tema de oficina no Congresso Nacional de Aparecida.
A obesidade infantil tem aumentado em todas as classes sociais e preocupa as autoridades da área da saúde pública. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que aproximadamente 6,6% das crianças pobres no Brasil apresentam sobrepeso ou obesidade.
A prevenção da obesidade infantil, assim como a desnutrição, deve começar desde a gestação e continuar nos primeiros anos de vida da criança. A par da atualidade científica, a Pastoral da Criança começa adotar nova metodologia de vigilância nutricional, conforme projeto piloto desenvolvido nas cidades de Maringá e Cascavel (PR).
Confira aqui as cartelas da nova metodologia
Com a nova proposta, o diagnóstico nutricional das crianças nas comunidades acompanhadas será obtido através do IMC/idade (Índice de Massa Corporal) indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e recomendado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, entidade parceira da Pastoral da Criança. Com o diagnóstico nutricional, pais e responsáveis serão orientados pelos líderes voluntários da Pastoral da Criança sobre alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física ou encaminhamento à unidade de saúde.
A oficina “Inovações em vigilância nutricional” é conduzida por Paula Pizzatto e Márcia Moscatelli de Almeida, nutricionistas da equipe da coordenação nacional, com a colaboração da assessora técnica Aldenora Pereira da Silva. Coordenadores de estado, setores e núcleos têm a oportunidade de conhecer esta ação que já está chegando às comunidades, através de capacitações nos setores, e nos ramos, pela formação contínua.
De acordo com Paula Pizzatto, a proposta da nova ação tem boa receptividade entre os participantes. “Na troca de experiências, coordenadores que já receberam a capacitação em seus setores falam sobre como venceram as dificuldades”. Há preocupação com a utilização do novo equipamento, o estadiômetro. “Mas todos acreditam que a dificuldade é a mesma encontrada no uso da balança”, diz Paula.
Além das informações gerais e do material de apoio – as cartelas com informações para a comunidade –a oficina ressalta a importância desta ação. Assim como a pastoral, através do voluntariado, venceu a desnutrição, “é preciso assumir, agora um novo compromisso com a saúde pública no Brasil que é reduzir a obesidade infantil, observa Paula. “Para isso – diz – precisamos aceitar as inovações e evoluir juntos”.
Projeto de vigilância nutricional – IMC/Idade
O projeto piloto de prevenção da obesidade infantil iniciado em 2010 em Maringá e Cascavel (PR) foi finalizado em outubro de 2012, com o apoio da Universidade Positivo. O objetivo do projeto foi avaliar uma nova proposta quanto ao método usado para o diagnóstico nutricional das crianças acompanhadas. Até então, era utilizado o índice peso/idade, porém, pesquisas demonstraram que os resultados obtidos têm mais fidedignidade se utilizado também a altura.
Assim, é obtido o IMC (índice de massa corporal) que é o resultado do peso do indivíduo dividido por sua altura ao quadrado. Diante dos resultados positivos apresentados pelo projeto piloto, foi criado o Projeto de Vigilância Nutricional – IMC/Idade que tem como objetivo a prevenção da obesidade e da desnutrição infantil.
Em janeiro de 2013 o projeto começou a ser expandido para todas as comunidades acompanhadas do Brasil. As capacitações começaram em janeiro na Paraíba. Serão realizadas capacitações para as equipes de ramo para que o processo seja aplicado adequadamente. Os ramos (paróquias) deverão criar, pelo menos, uma equipe que será capacitada para realizar esse trabalho, a qual se deslocará à comunidade e junto com os líderes realizará a coleta de dados. O processo acontecerá no dia da Celebração da Vida, uma vez a cada três meses com as crianças acompanhadas.
Para esse momento, cada equipe vai utilizar um conjunto de estadiômetro (equipamento científico de precisão): um para medir a altura de crianças acima de 2 anos; e outro para medir o comprimento de crianças entre zero e 2 anos, mais a balança (não haverá mudanças quanto à pesagem) e um computador que será utilizado para a obtenção do diagnóstico nutricional da criança no mesmo momento. Os líderes entregarão para a mãe uma cartela com orientações sobre o estado nutricional da criança (informações sobre alimentação e a prática de atividades físicas). Os dados coletados serão enviados, posteriormente, à coordenação do projeto em Curitiba através do sistema de sincronização para serem armazenados e analisados.
Assessoria de Comunicação
Coordenação Pastoral da Criança
Saiba mais sobre essa oficina no congresso
Confira mais fotos:
{gallery}congresso03{/gallery}