O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou em 22 de maio a Lei nº 15.024/2013 que institui o Dia Estadual da Pastoral da Criança. Iniciativa do deputado padre Afonso Lobato (PV-SP), a data será celebrada anualmente em 25 de agosto, dia do nascimento da fundadora a Pastoral da Criança, médica pediatra Dra. Zilda Arns Neumann.
Com a oficialização do Dia Estadual da Pastoral da Criança, “queremos prestar homenagem à Dra. Zilda e também reconhecer o inestimável trabalho desenvolvido por milhares de voluntários espalhados pelo país, inclusive aqueles que atuam em São Paulo”, afirma o deputado.
Para quem desconhece o trabalho da Pastoral da Criança, criar um dia estadual para destacar o seu trabalho pode ser algo sem importância, observou o deputado padre Afonso. “Mas nosso objetivo é fazer com que, sendo reconhecida essa iniciativa de grande importância, principalmente para as crianças e famílias pobres, também chamar a atenção da sociedade e despertar o interesse de mais voluntários para dar continuidade à missão”.
Os 30 anos da Pastoral da Criança também serão lembrados pelo deputado em pronunciamento que fará na Assembleia Legislativa de São Paulo, no próximo dia 5 de agosto.
Números da Pastoral da Criança no Estado de São Paulo (*)
. Acompanhamento de 110.528 crianças menores de 6 anos e 5.913 gestantes
. Acompanhamento de 92.285 famílias em 3.016 comunidades de 373 municípios
. 21.887 voluntários, entre líderes e apoios comunitários
(*) Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança, em 26.6.2013