As informações das cartelas Laços de Amor - publicação que auxilia a atividade do líder no acompanhamento das gestantes e recém-nascidos - foram decisivas para garantir um parto feliz para uma mãe acompanhada pela Pastoral da Criança no ramo Santa Catarina, em São Leopoldo (RS), no ano passado. “Os papeizinhos que a líder me deu salvaram a minha vida e a do meu filho”, disse a mãe ao referir-se às pequenas cartelas de Laços de Amor.

Ela procurou o hospital ao constatar os sinais de perigo na gestação, o que evitou as complicações da pré-eclâmpsia, doença que pode por em risco a vida da mãe e do bebê.

Nilva Canuto Libardi, coordenadora do Setor Novo Hamburgo, é quem traz esta história de sucesso que foi registrada por uma colega voluntária em São Leopoldo. A gestante fazia pré-natal e tudo corria bem na gravidez. Um dia começou a sentir-se mal. Lembrou-se das explicações contidas nas cartelas Laços de Amor que recebeu da líder e não teve dúvidas em procurar imediatamente o médico. Foi atendida e recebeu todos os cuidados para evitar a evolução da pré-eclâmpsia. Depois do susto, com todos os cuidados, a gestação seguiu até o final. O bebê que nasceu bem é agora acompanhado pelas líderes de São Leopoldo.

Mês a mês, os cuidados com a gestação

Assim como o Guia do Líder, livro de referência para todos os trabalhos da Pastoral da Criança, o conjunto de cartelas Laços de Amor é importante instrumento que auxilia a atividade do líder nas visitas e acompanhamento das gestantes.

A cada mês, as gestantes acompanhadas recebem do líder uma cartela com as principais informações sobre o desenvolvimento do bebê, as alterações no corpo da mulher, incentivos a que faça seu pré-natal. São mensagens que motivam a autoestima da futura mãe e fazem com que ela acompanhe mês a mês o desenvolvimento do seu filho e os cuidados que deve ter com sua gestação.

No Brasil, muitas crianças morrem nos primeiros dias de vida, a grande maioria por causas que podem ser prevenidas. Por isso, é muito importante realizar o Mutirão em Busca das Gestantes da comunidade. Quando o líder acompanha a gestante desde os primeiros meses é possível ajudar a mãe e o bebê a terem melhores condições de saúde física, mental e emocional.

As cartelas Laços de Amor são atualizadas para acompanhar o Guia do Líder. Em 2010 incluiu a cartela da campanha "Dormir de barriga para cima é mais seguro". Em outubro deste ano foi criada a cartela "os primeiros mil dias e a nossa saúde".

Estudos científicos apontam que os cuidados nos primeiros 1000 dias (a gestação mais os dois primeiros anos de vida) podem afetar a saúde de uma pessoa para sempre. A cartela, produzida com linguagem acessível, orienta as gestantes e mães sobre a importância dos cuidados na gestação e nos dois primeiros anos de vida da criança. Orientações feitas pelo líder são reforçadas nesta cartela, a exemplo do pré-natal durante a gestação; alimentação saudável; abstenção de álcool e fumo; aleitamento materno, vacinas e outras recomendações.

Conheça as cartelas "Laços de Amor"