Todo mês os voluntários da Pastoral da Criança vão ao encontro das famílias nas comunidades. A visita domiciliar é uma das três atividades principais realizadas pelos líderes no acompanhamento de gestantes e crianças de zero a 6 anos. No dia 5 de junho, a TV Evangelizar (Associação Evangelizar) acompanhou as visitas realizadas pela coordenadora e líderes da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Bairro São Braz, em Curitiba.
A Associação Evangelizar é Preciso, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, é parceira da Pastoral da Criança desde o ano passado. No próximo dia 29 de junho, a associação vai renovar a parceria com a Pastoral. O objetivo é unir forças entre as entidades para ampliar o acompanhamento das crianças, especialmente nas comunidades mais pobres.
Para os líderes da Pastoral da Criança, a ação voluntária que realizam “não é trabalho é missão”. Na visita mensal às famílias, o líder comunitário compartilha informações sobre os cuidados com a saúde, nutrição e desenvolvimento infantil. Orienta sobre a importância do aleitamento materno, controle de doenças respiratórias e diarreia, uso do soro caseiro, prevenção de acidentes domésticos, entre outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis.
Para a mãe de gêmeos, Márcia Pocebom, “é uma benção contar com o apoio dos líderes e participar da Pastoral da Criança”. Na visita domiciliar o líder pode desenvolver um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família. É uma oportunidade para analisar o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, com a gestação e no convívio familiar. O cuidado é ainda maior quando há crianças com baixo peso ou gestantes desnutridas.
Acompanhe a visita realizada pelos líderes na comunidade São Braz