Novos coordenadores de setor, estado e padres assessores da Pastoral da Criança receberam capacitação de Missão e Gestão, em Curitiba (PR), nos dias 23 a 26 de abril. A capacitação reuniu um grupo de  21 participantes de diferentes dioceses do país, com o objetivo de prepará-los para exercer as atividades de coordenação, acompanhamento dos líderes e as demais ações da Pastoral da Criança.

 

 

Nesta capacitação são trabalhados assuntos como missão e atribuições do coordenador, funcionamento da Pastoral da Criança, práticas no Sistema de Informação e prestação de contas, além da mística e espiritualidade na coordenação. Graça Silva, da equipe de formação da Pastoral da Criança ressalta que essas capacitações preparam os novos coordenadores para desempenhar de forma correta as suas atribuições. “Os coordenadores precisam entender bem a missão da Pastoral da Criança, são famílias e crianças que precisam do nosso apoio e acompanhamento, e para desenvolver bem essa missão, precisam gerir de maneira eficaz os recursos financeiros e materiais”.

Para os coordenadores que assumem a gestão por dois anos, essa capacitação é muito importante no desenvolvimento das suas ações. Assumindo a coordenação do setor de Cachoeiro do Itapemirim, Shirley Barros Pena já participa da Pastoral da Criança há 22 anos, e sai dessa capacitação mais preparada para exercer a função pela segunda vez, “ o que eu vim buscar, eu vou levar, que é uma motivação maior e mais conhecimento, principalmente as últimas mudanças na área da gestão”.

A nova coordenadora do setor de Diamantino (MS), Raquel de Arruda Nogueira, é nova na Pastoral da Criança, com pouco mais de um ano de atividade. Para ela, essa capacitação irá auxiliar nos momentos de prestação de contas e orientação dos coordenadores de ramo. “ Essa capacitação vai me ajudar em tudo. Saberei como agir e agora sei que posso contar com o auxilio da coordenação nacional”, ressalta Raquel.

Padre Valdecir Pereira de Souza, de Janaúba (MG), conhece a Pastoral da Criança desde a época em que estava no seminário. São mais de 20 anos acompanhando o trabalho desenvolvido na sua diocese. Ele ressalta a importância de apostar no trabalho da Pastoral da Criança que busca e salva vidas, “dentro daquilo que a própria CNBB nos convida, a partir de Jesus Cristo, na força do espírito Santo, ser esse discípulo missionário nas nossas bases, paróquias e comunidades." 

O encontro foi coordenado por Graça Silva e Cristiani Maroleto, da equipe de formação da Pastoral da Criança e assessorado pelo coordenador da Pastoral da Criança no estado do Rio de Janeiro, Antonio Gomes Chaves.

 

Coordenadores capacitados:

Irmã Teresinha Fachini – Coordenadora Estadual do Amazonas (AM)

Shirley da Silva Barros Pena – Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Antonio Carlos P. Silva – Janaúba (MG)

Raquel Fatima de Arruda Nogueira – Diamantino (MS)

Lilia Elisa dos Reis – Sobradinho (DF)

Maria Lúcia Araújo da Silva – Tiangua (CE)

Rosinete Santana de Freitas – Borba (AM)

Elisa Maria Assi – Três Lagoas (MS)

Irmã Roza Emilienne Angela Vos – Rio de Janeiro (RJ)

Elma de Fatima Vilaça da Silva – Núcleo III (MG)

Lêda do Vale Coutinho – Núcleo IV (MG)

Irmã Terezinha Cleonir Medeiros – Curitiba (PR)

Irmã Carolina Bonatti – Curitiba (PR)

Pe. Valdecir Pereira de Souza – Janaúba (MG)

Pe. José Carneiro de Oliveira – Limoeiro (CE)

Pe. Railson de Oliveira Silva – Bacabal (MA)

Pe. José Nicodemos Bezerra da Silva – Tiangua (CE)

Pe. Adilson Santana do Carmo – São Salvador (BA)

Pe. Gleicimar Santos de Jesus – Barreira (BA)

Pe. Valdir Rosendo de Souza – São Raimundo Nonato (PI)

Pe. José Carlos da Cruz – Ji-Paraná (RO)