Com mais de 50 anos de história, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada Centro de Curitiba, ganha nesta sexta-feira,, 7 de novembro, o título de Santuário. A celebração oficial será realizada às 18 horas, nas dependências da igreja, com a presidência do arcebispo metropolitano, Dom Moacyr José Vitti, e a concelebração do atual pároco, o padre Reginaldo Manzotti, que a partir de então se torna pároco reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe – como passa a ser chamada.

 

A história da paróquia, inaugurada em 9 de janeiro de 1955, se mistura com as celebrações do Centenário da Emancipação Política do Paraná. Na época, também foram construídos alguns dos principais marcos históricos da capital paranaense, como o Teatro Guaíra (início da construção do atual prédio em 1952) e a Biblioteca Pública do Paraná (inauguração do atual prédio em 1954).

O primeiro pároco foi o monsenhor Bernardo José Krasinsk e desde 8 de janeiro de 2006 padre Manzotti está à frente da igreja, onde “arrasta multidões” em suas missas, celebradas diariamente com a participação de milhares de fiéis. Com a posse do padre Manzotti, a igreja também passou a ser conhecida nacionalmente, pois se tornou sede da Associação Evangelizar é Preciso, um projeto desenvolvido pelo sacerdote que objetiva a evangelização pelos dos meios de comunicação.

A celebração

A celebração presidida pelo Arcebispo Dom Moacyr José Vitti e concelebrada pelo padre Manzotti será diferente e especial, em dedicação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela terá início do lado de fora da igreja, que se encontrará com as portas fechadas. Após um breve histórico sobre o local, o Arcebispo entregará as chaves ao pároco, que abrirá o “futuro” Santuário.

Dom Moacyr passará então dentro da igreja aspergindo os fiéis e as paredes e voltando ao altar para aspergi-lo. Após a Liturgia da Palavra, ele faz uma oração de dedicação e os altares e as paredes também serão aspergidos com o óleo do Crisma. Em seguida, será colocado sobre o altar um fogareiro que queimará o incenso a ser utilizado na incesação do local.

Na sequência, o altar é arrumado com toalhas, velas e flores. Assim, altar e igreja serão iluminados e uma vela acesa será entregue pelo arcebispo ao padre que acende as velas para a Celebração da Eucaristia (missa). Terminada a comunhão, o arcebispo faz a procissão com o Santíssimo Sacramento dentro da igreja e é lido o decreto de elevação a Santuário e descerrada a placa comemorativa.

Sobre Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira das Américas e seu dia comemorado em 12 de dezembro. Sua aparição é um mistério que desafia a ciência. Foi em 1531, em uma cidade do México, ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, na época já convertido e batizado pela Igreja Católica.

Pelos relatos, Nossa Senhora apareceu a ele e lhe pediu que colhesse no alto de um morro as mais lindas flores. Como era inverno, ele não acreditou que encontraria, mas para o seu espanto se deparou com rosas de espécies magníficas. O índio então devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Ele então utilizou a sua tilma – uma espécie de manto de pouca qualidade e feito a partir do cacto – para levá-las. Milagrosamente, uma imagem de uma linda mulher com pele morena, rosto ovalado e traços europeus surgiu no manto e até hoje permanece intacta sem qualquer sinal de deterioração.

Atualmente, o “Manto de Guadalupe”, como é chamado, se encontra exposto na Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, no México. O título de padroeira das Américas foi dado pelo então papa João Paulo II, em 1979, e devido à miscigenação da mulher na imagem ela representa a solidariedade entre os povos e suas culturas.

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe,/ padroeira das Américas:/ Tu és nossa Mãe Compassiva, / Curai nossas penas, / nossas misérias e dores / acolhei-nos no aconchego do teu manto, / Escutai Mãe, as nossas preces... (pede-se a graça). Amparai os doentes e desempregados / Abençoai nossas casas e a nossas famílias./ Protegei nossos filhos, / livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo./ Guardai nossos lares, / escondendo-os dos olhos dos maus./ Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor./ Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. / Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, / seja sempre lembrando com muita devoção. / Que a palavra de Deus seja sempre meditada / e seguida todos os dias de nossa vida./ Que a nossa obediência a teu Filho Jesus / exale como rosa um perfume de santidade.  Amém.

Serviço:

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe é elevada a Santuário

Data: 7/12/2012 (sexta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Praça Senador Correia, 128, no Centro de Curitiba.

Telefone: (41) 3233-4884.

A celebração é aberta ao público.