Neste mês, celebramos  o Dia da Pastoral da Criança (5 de dezembro). Os líderes voluntários são a grande força que move a Pastoral da Criança. Eles são os nossos grande homenageados.

 

Graças à dedicação de cada voluntário e colaborador da Pastoral da Criança, a história do Brasil nos últimos 30 anos foi marcada pela vitória da vida contra a morte precoce de crianças e gestantes. Outros ganhos foram alcançados nas comunidades. Estãos mais organizadas, esclarecidas e mais fortes.

Estes ingredientes de sucesso que a Pastoral da Criança produziu em milhares de cidades nos conduzem para novo desafio: avançarmos ainda mais na construção de melhorias para as famílias e nos serviços públicos para a criança se desenvolver com saúde, paz e oportunidades para brincar e estudar. Para isso, precisamos conquistar mais voluntários.

Os líderes atuantes podem se organizar para receber outros voluntários da comunidade que querem conhecer melhor a Pastoral da Criança. Uma sugestão é ter uma programação para mostrar o Dia da Celebração da Vida, a visita domiciliar e outras ações e experiências da Pastoral da Criança. Na edição de setembro/2012 do Jornal da Pastoral da Criança, foi publicado informações sobre como fazer a Casa Aberta na comunidade.

Sabemos que as pessoas dispõem de menos tempo para ser voluntário hoje em dia, especialmente nas cidades. Além de cuidar da família em casa é preciso trabalhar fora. Sobra somente o final de semana. Converse com as outras lideranças sobre este assunto. Descubra como envolver novos líderes, de acordo com a realidade de sua comunidade.

Neste mês de dezembro queremos agradecer todos os líderes voluntários por visitar as famílias e olhar para que as crianças cresçam com saúde. Vocês são dignos da confiança das pessoas para ouvir, aconselhar, instruir. O amor e a dedicação de cada líder nos faz acreditar que podemos transformar a família e a comunidade em um lugar ideal para a nascer e ser feliz.

Clóvis Boufleur, Gestor de Relações Institucionais

A Partilha que salva vidas

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Mais de 211.255 mil líderes voluntários marcam presença em 37.354 comuniddes no Brasil na luta pela garantia de vida em abundância para nossas crianças e famílias. De casa em casa, eles levam orientações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania.

Conheça mais sobre as atividades do líder voluntário da Pastoral da Criança