Cerca de 2 mil crianças de comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança e de várias tradições religiosas devem participar neste sábado (dia 24), em Curitiba, das comemorações pelo Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. O programa, a partir das 13h30, no Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania do Terminal do Carmo, inclui oficinas e atividades culturais com apresentações da Fundação Cultural de Curitiba (ballet), Circo da Cidade, Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, Grupo Wakaba Taiko (tambores), Comunidade Bahai (teatro) e outros convidados. A festa será encerrada às 16 horas com caminhada ecológica na unidade do Exército do Boqueirão.
Comemorado em mais de cem países, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança tem como tema neste ano "a redução da violência, da pobreza e construção da paz". O objetivo é estimular o diálogo e unir as diferentes tradições religiosas em torno do compromisso com a proteção aos direitos e bem-estar das crianças. O direito da criança à certidão de nascimento - como primeiro passo para o exercício da cidadania – e a paternidade responsável são questões que ganharão destaque no estande da Pastoral da Criança. Campanha do Conselho Nacional de Justiça incentiva o reconhecimento voluntário de paternidade, mesmo que tardiamente. Agora ficou mais fácil e gratuito fazer o reconhecimento: o pai precisa apenas procurar qualquer registro civil para iniciar o procedimento.
Dia Mundial de Oração foi criado em 2008
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro) foi instituído durante o III Fórum da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima (Japão), em maio de 2008. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança da região da América Latina e do Caribe foi lançado oficialmente em 17 de novembro de 2009, em evento que reuniu no Senado Federal lideranças políticas, religiosas e de organizações internacionais. A fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, sintetizou na abertura daquele evento a proposta do Dia da Oração e Ação pela Criança: "Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida, estimulada e amada".
Serviço
Evento: Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança
Data: Sábado, 24 de novembro de 2012 – Início: 13h30
Local: Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania - Terminal do Carmo
Informações:
Assessoria de Comunicação da Pastoral da Criança
Fones: (41) 2105 0229 / 9142 9070 / 9999 7096