O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB) assinou nesta sexta-feira (dia 21 de setembro) a Carta Compromisso com as propostas da Pastoral da Criança para o fortalecimento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação e qualidade de vida, com prioridade para crianças, gestantes e idosos. O prefeito foi recebido na sede da Pastoral da Criança pelo coordenador nacional adjunto Nelson Arns Neumann, pelo gestor de relações institucionais Clóvis Boufleur, assessores e outros convidados. Também participou da reunião o vice-governador e secretário de Estado da Educação Flávio Arns.
Para o prefeito Luciano Ducci, a assinatura do documento atendeu a uma formalidade. "A relação que temos com a Pastoral da Criança já é de parceria. É de longa data que admiramos o trabalho da entidade", disse Ducci. "E me sinto à vontade para afirmar que podemos trabalhar em conjunto, debater novas propostas e novos desafios que venham a atender os interesses, o bem da sociedade".
Nelson Arns Neumann também destacou a parceria e bom diálogo com a prefeitura, especialmente para acolher propostas como a campanha "Antibiótico: primeira dose imediata", lançada pela Pastoral da Criança, no ano passado. A organização do município na área da saúde pode facilitar a adoção dos procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde, frisou Clóvis Boufleur. A campanha alerta sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas unidades de saúde logo após a consulta, em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.
O vice-governador Flávio Arns citou o que considera a palavra-chave da campanha de Luciano Ducci para falar do compromisso assumido pelo candidato com a Pastoral da Criança. "Juntos", disse Flávio, "essa é a proposta: vamos trabalhar juntos, governo e entidades sociais para alcançar bons resultados".
Projeto "Convocação aos Candidatos"
Os encontros promovidos em todo o país neste período eleitoral fazem parte do projeto Convocação aos Candidatos realizado pela Pastoral da Criança desde 2002. "O objetivo é divulgar as nossas prioridades, debater e buscar o compromisso dos candidatos dispostos a fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação desde a primeira infância e a saúde de qualidade, com prioridade para as crianças, mães e idosos", ressalta Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.
A Pastoral da Criança enviou aos coordenadores locais, no mês de julho, documento com orientação sobre a organização dos encontros ou reuniões com os candidatos; as funções do prefeito, vice-prefeito e vereadores; as propostas que podem ser debatidas com cada um deles e o modelo de Carta de Compromisso, na qual o candidato assume publicamente o compromisso com a ética e com as propostas da Pastoral da Criança.
Em Curitiba, os candidatos a prefeito receberam no mês de agosto documento com as propostas da Pastoral da Criança e podem agendar encontros na coordenação nacional pelos telefones (41) 2105 0244/0229. Em outras cidades os candidatos que desejarem conhecer e assinar as propostas da Pastoral da Criança podem entrar em contato com as coordenações locais. Para encontrar a Pastoral da Criança do seu município, clique aqui