O governo federal está ampliando o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A . Neste ano, a suplementação irá atender além das áreas já cobertas, 100% da região Norte e os municípios atendidos pelo Brasil sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, no total de 3.034 municípios. Parceira do Ministério da Saúde, a Pastoral da Criança está mobilizando suas lideranças para apoiar a aplicação da megadose de vitamina A durante a campanha de vacinação em agosto de 2012.
Confira a mensagem enviada pela coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, à rede de voluntários:
Curitiba, 11 de junho de 2012
Prezadas Coordenadoras
Paz e Bem!
Assunto: Ampliação do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A
Como é bom chegar até vocês, primeiramente para agradecer a Deus por todo bem que vocês realizam nessa missão, e depois solicitar uma grande ajuda para apoiar a ampliação da cobertura do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A . O programa faz parte das novas ações do Ministério da Saúde.
Atualmente é ministrado o suplemento de Vitamina A para as crianças de 6 a 59 meses de idade (de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade) residentes em regiões endêmicas: Nordeste, Amazônia Legal e Estado de Minas Gerais (Região Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri). A expansão do programa justifica-se pela prevalência da deficiência de vitamina A observada nas crianças menores de 5 anos, pelo impacto da redução das mortes e doenças em crianças e por contribuir no pleno desenvolvimento infantil.
Os municípios que participarão do programa receberão do Ministério da Saúde a vitamina para distribuição a todas as crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses da idade na rotina das Unidades Básicas de Saúde e durante as campanhas de vacinação.
Neste ano, a suplementação de Vitamina A irá atender além das áreas já cobertas, 100% dos municípios da região Norte e os municípios atendidos pelo Brasil sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com isso serão atendidos 3.034 municípios.
O objetivo do governo é que todas as crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade destes municípios recebam a megadose de vitamina A durante a campanha de vacinação marcada para 18 de agosto de 2012, e na rotina de acompanhamento da criança nos serviços de saúde, com acompanhamento médico e registro das vacinas na caderneta da criança.
Como parceiros do Ministério da Saúde, convido esta coordenação para colaborar na mobilização dos nossos líderes das comunidades dos municípios incluídos no programa com a megadose da vitamina A durante a campanha de vacinação de agosto. Materiais de divulgação como cartazes e spot serão enviados oportunamente para as coordenações.
A vitamina A reduz a gravidade das infecções, como a infecção respiratória aguda e diarreia, ajuda a saúde da visão e contribui para o crescimento saudável das crianças.
Vamos desempenhar bem esta nossa missão para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância.
Com carinho e estima
Irmã Vera Lúcia Altoé
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança