A coordenação nacional da Pastoral da Criança vai receber em Curitiba, nesta semana (dias 21 e 22), lideranças religiosas de treze países que integram a GNRC, sigla que denomina a Rede Global de Religiões pela Infância. O objetivo do encontro é avaliar as atividades e fazer o planejamento do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro), uma das principais iniciativas da GNRC, que atua na promoção do bem-estar das crianças em todo o mundo. No ano passado foram realizados 96 eventos em 72 países no Dia Mundial de Oração e Ação.
Os membros da GNRC - fundada em 2000 por proposição da Fundação Arigatou (Japão) – vêm de todas as grandes religiões do mundo e muitas outras tradições espirituais. Compartilham o compromisso de tornar o mundo um lugar onde todas as crianças possam desfrutar não apenas do direito de sobreviver, mas viver com dignidade fazendo suas próprias contribuições para a paz mundial. Questões essenciais como a erradicação da pobreza, direitos da criança, o ensino da ética, educação para a paz e a redução da violência urbana estão entre as iniciativas e programas da GNRC, rede que conta com a colaboração de organismos internacionais como Unicef e Unesco.
Participam da reunião de trabalho, que será aberta na quarta-feira (dia 21, 9 horas) no Auditório da Pastoral da Criança, o coordenador do Conselho Executivo do Dia Mundial da Oração, Kul C. Gautam, representante do Nepal e diretor da Unicef, e destacados líderes como Mohammad Sammak, do Líbano e Umit Goker, da Turquia. Também representantes da França, India, Tailândia, Suécia, Suíca, São Salvador, Panamá, além dos Estados Unidos e Brasil (Pastoral da Criança). O vice-governador Flávio Arns e o prefeito Luciano Ducci estão convidados para a abertura do encontro.
A Pastoral da Criança – entidade que participa da GNRC desde sua criação - incluiu o Dia de Oração no conjunto de ações e campanhas que desenvolve em favor da proteção e desenvolvimento integral das crianças. Com sua grande capacidade de mobilização através da rede de 230 mil voluntários em todo o país, a Pastoral da Criança promoveu em 2011, na semana de 13 a 20 de novembro, atividades nas comunidades acompanhadas de 27 estados. Também, em parceria com o Comitê Gestor da GNRC no Brasil, a data foi destacada em eventos inter-religiosos em diversas capitais.
e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.