No dia 03 de fevereiro, aconteceu em Porto Nacional o primeiro encontro do ano da Pastoral da Criança. Estiveram presentes várias lideranças de alguns municípios da Diocese. Esse evento acontece anualmente para avaliação e planejamento.

 

 

Este foi assessorado pela Coordenadora estadual da Pastoral da Criança Eudiléia Araújo Santana. Na ocasião, foram indicados os problemas que a Pastoral enfrenta nas comunidades e algumas possíveis soluções. Em seguida, houve o estudo do texto base da CF 2012 , que tem como tema: "Que a Saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38, 8), aproximando-o da missão da Pastoral.
 
Refletiu-se também sobre os direitos e deveres dos membros da Pastoral, esclarecendo as dúvidas dos líderes e coordenadores de Ramo (Diocese). Frisou-se sobre a mortalidade infantil por pneumonia e também sobre o Conselho de Políticas Públicas, Comunicações e Cidadania, Desnutrição e Obesidade. Houve ainda o momento de falar sobre o contexto pastoral em que vive a Diocese que se prepara para celebrar o seu centenário. Por último, foi feita a eleição para a Suplente de Coordenação de Setor, sendo eleita, Malvina Pereira Leite.
 
O bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias, esteve presente no evento e ao abençoá-lo, falou sobre a importância dos trabalhos da Pastoral da Criança que são instrumentos de fé, amor e esperança para as famílias. Acrescentou o Monsenhor Juarez Gomes, Vigário Episcopal, "mais que um trabalho, as atividades da Pastoral da Criança é uma missão".
 
O próximo encontro será nos dias 26, 27 e 28 do mês de Outubro deste ano, terá em pauta uma nova eleição para a coordenadora de Setor (Diocese de Porto Nacional).

 

Colaboração: Seminarista Alexsandro Guimarães