O Dia de Oração e Ação pela Criança comemorado dia 20 de novembro foi incluído na agenda da convenção nacional da Purific do Brasil, no evento que reuniu cerca de 1.800 pessoas no Parque Anhembi, em São Paulo. A empresa de Maringá (PR) confirmou, na ocasião, a doação de 435 mil colheres-medidas de soro caseiro “como um gesto concreto da ação pelas crianças do mundo”, afirmou o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann.

 

Convidado para o evento, Nelson falou sobre os objetivos do Dia da Oração e Ação pela Criança e o propósito de sua instituição pela Rede Global de Religiões (GNRC) . “Foi uma oportunidade de mostrar a um grande público - pessoas vindas de todas as regiões do país e várias tradições religiosas – a importância da mobilização mundial em favor da proteção e promoção dos direitos da criança”, destacou Nelson.

 

Tradicional parceira da Pastoral da Criança, a Purific vai efetivar a doação de 435 mil colheres-medidas de soro caseiro em diversas línguas. Neste conjunto serão 185 mil unidades em português para atender o Brasil e 100 mil em espanhol para a América Latina. Para as Filipinas serão enviadas 50 mil em inglês e mais 50 mil em tagalo, já que o país tem duas línguas. O Timor-Leste receberá 50 mil unidades de colheres-medidas em tétum, língua nacional do país.

As colheres serão distribuídas gratuitamente para famílias pobres com crianças e gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança. Juntamente com a entrega das colheres-medidas, os voluntários da Pastoral da Criança orientam as famílias sobre como preparar o soro caseiro e a importância de seu uso na prevenção da desidratação, beneficiando, assim, crianças e gestantes pobres.

No ano passado morreram, em todo o mundo, mais de um milhão de crianças por diarreia ou desidratação. Cerca de 95% dessas crianças poderiam ter sido salvas com o uso do soro caseiro feito com as colheres-medidas.
 
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança