Uma semana de atividades marcou a celebração dos 25 anos de ações da Pastoral da Criança no estado do Piauí. A festa aconteceu na semana de 25 a 30 de outubro em todas as oito Dioceses piauienses sendo a celebração do Tríduo em todas as comunidades acompanhadas, uma festa na cidade de Picos para as Dioceses do Sul ( Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Floriano) e um ato ecumênico em Teresina para as Dioceses do norte (Parnaíba, Campo Maior e Teresina).

 

 

Um dos pontos fortes da celebração foi a vinda da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, homenageada com o título de cidadã piauiense, e participação em dois momentos celebrativos. Na cidade de Picos, a 290 km da capital, a Irmã Vera Lúcia visitou a família de Rosecleide na comunidade Morada do Sol constatando a necessidade de mais presença da Pastoral para ajudar as famílias na solução de seus problemas e melhorar a qualidade de suas vidas.

 

Na cidade de Demerval Lobão, a 40km de Teresina, a coordenadora nacional visitou a família da líder Marinalva que, num gesto de solidariedade a ser seguido, reservou um espaço na sua casa para realizar os encontros da Celebração da Vida. A família falou à Irmã Vera sobre a alegria de poder fazer o bem às crianças da comunidade com as ações de saúde e cidadania divulgadas pelo trabalho da Pastoral.

 

Ainda no Piauí, Irmã Vera Lúcia cumpriu agenda institucional. Esteve com o diretor da Eletrobras - Piauí para tratar do convenio que a Pastoral da Criança está celebrando em todo o país para arrecadação voluntária, via conta de energia elétrica. Também esteve com o governador do Piauí para buscar mais apoio governamental para as ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança no e estado. O governador Wilson Martins disse reconhecer o trabalho da entidade no Brasil e, principalmente, no Piauí comprometendo-se em colaborar para ampliar as atividades da Pastoral no estado.

 

 

Colaboração: Andréa Lacerda (Piauí)