Cerca de 300 famílias receberam no dia 21 de outubro modernos purificadores de água, que foram doados para comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança de Alagoas no município de União dos Palmares. A doação beneficiou famílias com crianças menores de seis anos de idade e que não possuem água encanada em suas residências.

 

O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Unilever, doadora dos purificadores, envolve a educação para uso da água e orientações sobre como garantir uma água limpa e pura para consumo, além de seus benefícios. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias, reduzindo as doenças causadas pela água contaminada, sobretudo a mortalidade infantil.

 

Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança em União dos Palmares, Mariné Ramos, o município foi atendido em duas comunidades: Muquém (comunidade remanescente quilombola) e o distrito de Rocha Cavalcante que sofreram muito com a enchente ocorrida em junho de 2010, bem como por serem comunidades com famílias de baixa renda e terem dificuldades em ter água potável.

 

Nenhuma delas possui água encanada. Os moradores tomam água de cacimba ou de poço e não sabem exatamente a procedência dessa água. Casos de diarréia sempre foram registrados, mas houve um aumentou significativo desde a tragédia do ano passado.

 

Um dos trabalhos da Pastoral da Criança será, além de ter intermediado a doação, acompanhar o uso dos equipamentos e o impacto deles na redução de doenças causadas pela água, como diarréia, verminoses e outras doenças infecciosas que existem há mais de anos em União dos Palmares. O trabalho será feito semanalmente por profissionais e colaboradores.