A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaial (SC) foi realizada dia 18 de outubro, com a participação de mais de 300 pessoas e expressiva presença de jovens e adolescentes. Líder atuante e primeira coordenadora da Pastoral da Criança na cidade, Sabina Zerminiani Cani foi eleita delegada titular para a etapa estadual preparatória da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Como suplente foi indicada Zenair de Souza Machado.

Representante da Pastoral da Criança nos conselhos nacional e estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a educadora Maristela Cizeski apresentou a conferência magna na abertura do evento. Maristela destacou a importância da participação da comunidade nos conselhos municipais e o fortalecimento dos vínculos familiares para a assegurar a proteção da criança e do adolescente. Maristela também lembrou do incansável trabalho realizado pelas líderes da Pastoral da Criança nas comunidades de Indaial, especialmente no acompanhamento de gestantes e crianças.

 

As conferências – em todas as etapas – são importantes instrumentos de mobilização da sociedade para influenciar a agenda do governo e indicar prioridades. O objetivo geral da 9ª conferência nacional é mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.