Pela primeira vez, a IBM Brasil recebe em Curitiba quinze  funcionários da empresa de diversas localidades do mundo para realizar trabalhos voluntários na Pastoral da Criança e em mais seis organizações curitibanas que atuam no terceiro setor. De 3 a 28 de outubro, os consultores Bing Liang (China) e Lukas Ruppen (Suíça) vão trabalhar no desenvolvimento de um sistema/tecnologia para facilitar o envio, registro e socialização de dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança.

O projeto, denominado Corporate Service Corps (CSC), faz parte de um programa mundial da IBM que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de países emergentes e capacitar líderes globais.   Esse primeiro grupo de voluntários a atuar no Paraná conta com funcionários da IBM vindos da Coréia do Sul, França, Filipinas, Suíça, China, Suécia, Estados Unidos, Austrália, República Tcheca, Índia e Reino Unido.

Todos os participantes, antes de virem para o Brasil para realizar o trabalho, passaram por um período de três meses de preparação. Nessa fase, eles se familiarizaram com costumes e cultura locais e compreenderam a finalidade dos projetos sociais nos quais vão trabalhar e a realidade política e socioeconômica da região. Em Curitiba, eles trabalharão em instituições selecionadas, usando seus conhecimentos profissionais para promover melhorias em diferentes áreas como educação, saúde e serviço social.

Os voluntários desenvolverão atividades que atendam às necessidades das instituições como elaboração de planos de marketing e captação de recursos, desenvolvimento de comunicação em mídias sociais, disseminação de conhecimento em database para gerar colaboração, proposta de sistema de gerenciamento de informação e  ações que promovam o aumento da performance e o espírito cross-function entre os funcionários das instituições. Após a conclusão deste período, os funcionários compartilharão suas experiências em seus locais de origem e com a companhia.

“Desde o primeiro ano do projeto (2008), A IBM já selecionou mais de 1000 funcionários de cerca de  47 países em 100 equipes para atuar nessa iniciativa que integra crescimento econômico e tecnologia da informação em ONGs de países em desenvolvimento como China, Egito, Quênia, Índia, Gana, Malásia, Marrocos, Nigéria, Filipinas, Romênia, Rússia, África do Sul, Sri Lanka, Tanzânia, Turquia e Vietnã, contou Ruth Harada, diretora de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

Em 2009, o Brasil passou a fazer parte dos países que recebem voluntários da empresa. Cento e vinte e sete colaboradores estrangeiros, de 25 países, já trabalharam em 42 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Além disso, cerca de 60  funcionários da IBM Brasil já atuaram em ONGs estrangeiras em países, como África do Sul, Gana e Vietnã.

Corporate Service Corps (CSC)

O CSC é um programa mundial da IBM que consiste em formar equipes de funcionários voluntários para contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico em ONGs e instituições governamentais de países em desenvolvimento.  A iniciativa visa à capacitação de líderes globais promovendo o desenvolvimento de skills como trabalho em equipe, flexibilidade, além de inspirá-los com  novas idéias e novas habilidades.

Cidadania Corporativa na IBM

Há 100 anos, a IBM promove o uso da tecnologia em benefício das empresas, instituições e da sociedade. De acordo com sua visão de negócios denominada Smarter Planet - Planeta Mais Inteligente -, a companhia acredita que o fenômeno da globalização, que aproxima e conecta pessoas, representa um imenso potencial para aplicar a tecnologia no desenvolvimento de um mundo mais sustentável, eficiente e com menos desperdício.

Desta forma, a companhia conduz os seus processos de negócios, desenvolve projetos e realiza parcerias com a finalidade de colocar a tecnologia a serviço das principais questões críticas da sociedade contemporânea: desenvolvimento econômico, cidadania, educação e cultura, saúde e meio ambiente.

Instituições participantes em Curitiba

Pastoral da Criança

Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas

Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA)

Associação Aliança Empreendedora

Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) –

Centro de Ação Voluntária (CAV)

Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro/Hospital Pequeno Príncipe – 

Sobre a IBM

Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br

IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - In Press Brodeur

Simone Fonseca – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (21) 3723-8143