A Coordenação Estadual da Pastoral da Criança na Bahia organizou no sábado dia 01 de Outubro o “Encontro com os representantes dos núcleos 1, 2 , 3, 4 e 5. A reunião aconteceu na Sede da Pastoral da Criança, no Bairro 2 de Julho, em Salvador.

 

Os trabalhos foram iniciados com a palavra do Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Cosme Oliveira, que reforçou a espiritualidade no dia-a-dia dos voluntários e a importância da leitura orante da palavra de Deus na vida do povo cristão.

No segundo momento, o professor de Comunicação Social da UESC em Ilhéus e Responsável pela Comunicação da Pastoral da Criança na Bahia, Jonildo Glória, apresentou o projeto "Comunicadores Populares da Pastoral da Criança".

O Projeto tem o objetivo de capacitar jovens das comunidades para utilizar os meios de comunicação e o jornalismo popular na missão da Pastoral da Criança e aprofundar a mística de fé e vida para divulgar suas ações nas bases.

Teatro, Bibliodrama, Jornal Mural, Boletim Informativo são as técnicas de comunicação testadas até o momento. As etapas são realizadas em 16 horas. Aos finais de semana ou em quatro etapas seriadas. Esse projeto foi apresentado e aprovado na Assembléia Nacional.

Comunicação e Linguagem, Técnicas de Comunicação, Ética do Comunicador e como utilizar os Materiais da Comunicação da Pastoral da Criança na comunidade são as temáticas dos quatro Módulos que compõem a Cartilha. O material sobre rádio está em fase de elaboração.

O Núcleo 1 em Salvador que foi representado por Édson terá sua capacitação em Abril de 2012; O Núcleo 2 na região de Irecê que foi representado por Auricélia terá sua capacitação em Fevereiro de 2012; O Núcleo 3 que abrange as Dioceses de Amargosa, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas que foi representado por Hélio Alves terá sua capacitação em Novembro de 2011; O Núcleo 4 na região de Serrinha já fez sua formação e o Núcleo 5 na região de Feira de Santana terá sua capacitação em Fevereiro de 2012.

Jonildo ainda falou sobre o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança que foi criado durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância - GNRC, realizado em Hiroshima. Este tem como objetivo direcionar, todos os anos, orações e ações, tanto pessoais como em grupos inter-religiosos para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças.

O dia 20 de novembro foi escolhido por ser comemorado o Dia Internacional da Infância, data proclamada pela Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas - ONU. Todas as comunidades deverão celebrar de 15 a 20 de Novembro a Semana de Oração pela Criança.

Com informações da Rádio Clube

 

 

 

Foto: Rádio Clube