O Vicariato de Porto Alegre/RS, implantou nos dias 16 e 17 de setembro de 2011, o Projeto Missionário da Pastoral da Criança no Ramo São Cristovão, na Comunidade Amazonas. O Projeto Missionário é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo e ao forte apelo da Igreja diante dos desafios para enfrentar a extrema pobreza de comunidades onde a Pastoral da Criança ainda não esta presente.

 

 

Participaram da Missão, a Coordenadora da Arquidiocese Vera Magalhães, Coordenadora do Vicariato de Porto Alegre, Miriana Gravana e Coordenadores de Áreas, Ramos e Líderes desse Vicariato. Também o Vicariato de Guaíba participou, através da sua Coordenadora Grimalda Pereira da Luz , que já participou como Missionária Leiga da Pastoral da Criança em comunidades do Nordeste do Brasil.

Como resultado imediato da Missão realizada em Porto Alegre, 13 pessoas sensibilizadas com a Missão, já estão iniciando a Capacitação do Guia do Líder.

 

 

O Projeto Missionário na Pastoral da Criança

O Projeto Missionário foi implantado em 2004, no marco de celebração dos 20 anos da Pastoral da Criança. Tendo como fundamento o documento da CNBB nº 62 "Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas", no qual traça diretrizes para os leigos participarem, com autêntica inspiração cristã, de toda a missão da Igreja, ou seja, de toda a ação evangelizadora.

O Brasil é um país rico, com tecnologia e recursos suficientes para oferecer vida digna a todos os seus habitantes. No entanto, é um país com sérias desigualdades sociais. Sabe-se que a organização comunitária, a aplicação de medidas simples e a implementação das ações básicas de saúde, podem salvar milhares de crianças brasileiras a cada ano.

São muitas as comunidades do Brasil que precisam da ação do Projeto Missionário. Até o ano de 2011, as missões já aconteceram em mais de 51 municípios brasileiro, por mais de 134 missionários voluntários. Os Missionários Leigos permanecem nas comunidades escolhidas por um período de 11 meses, conhecendo, mapeando e implantando as ações básicas da Pastoral da Criança, na área de educação, cidadania, saúde, nutrição e espiritualidade. Ao final da missão, a comunidade já está organizada, com uma coordenação local e desenvolvendo as ações da Pastoral da Criança, como a atenção integral às crianças, desde o ventre materno até os 06 anos de idade, a preocupação com a gestante e a organização comunitária.

Para participar do Projeto Missionário, basta procurar a coordenação do seu setor da Pastoral da Criança e se candidatar como Missionário Leigo, o trabalho é voluntário, com ajuda de custo para as despesas pessoais.

 

Colaboração: Miriana Gravana, Coordenadora do Vicariato de Porto Alegre

Fotos: Missão em Porto Alegre