A Capela São Pedro e São Paulo, em Campo Largo, sediou dia 16 de agosto o encontro promovido pela coordenadora do Setor Oeste Curitiba, Neiva Terezinha Schwebel, com as coordenadoras de ramo. Na agenda da tarde de confraternização, momento dedicado à espiritualidade, entrega de FABS e uma atividade que todo o grupo aprovou: dar destinação ao óleo de cozinha usado fazendo barras de sabão.
Essa alternativa de reciclagem do óleo utilizado na cozinha – resíduo que lançado na rede de esgoto tanto prejudica o meio ambiente – teve o envolvimento das líderes e até dos alunos da catequese. Com a mobilização das comunidades acompanhadas, foram coletados o óleo de cozinha e as caixas de leite longa vida que serviram como forma para as barras do sabão. Apenas um item foi adquirido no mercado (a soda cáustica) para a produção do sabão, destacou a coordenadora Neiva que divulgou a receita.
O momento de espiritualidade foi conduzido por Irmã Carolina (Carol) Bonatti. Depois de citar o Salmo 50, convidou o grupo para meditar durante a atividade da tarde sobre a mensagem de Jesus (Mc,7 1-23). “Não é o que entra pela boca que torna a pessoa impura, mas o que sai do coração que ofende e machuca. De fato, é do interior, do coração do homem que saem as más intenções, desregramentos, furtos, homicídios, perversidades, astúcias, inveja, injúrias, vaidade, insensatez. Todo este mal sai do interior e torna o homem impuro”.
A tarde foi muito produtiva, na avaliação das quinze coordenadoras presentes ao encontro encerrado com o tradicional lanche. Os cuidados com o meio ambiente e as possibilidades de reciclagem são temas que as líderes podem trabalhar com as comunidades. “E aproveitar o óleo de cozinha para produzir sabão, com uma receita simples, ainda gera economia para as famílias”, observou Irmã Carol.
Interessados em conhecer mais sobre a fabricação do sabão (receita e cuidados na produção doméstica) devem contatar a coordenadora Neiva (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.