Em missão à Colômbia entre os dias 5 e 16 de julho, o bispo Dom Luis Del Castillo e a assessora Rubia Mara Pappini representaram a Pastoral da Criança Internacional (PCI) nas festividades que marcaram os dez anos de atividades da Pastoral da Criança naquele país. A celebração denominada “Dez anos semeando amor e esperança” reuniu em Bogotá, nos dias 8 e 9 de julho, mais de 1.200 voluntários representando mais de 100 municípios colombianos atendidos pela Pastoral de la Primera Infancia presente nas comunidades mais pobres, nas áreas indígenas e mesmo em regiões de selva.
“Uma grande festa, é uma família que se encontra, se abraça e se une em fraternidade”, disse a irmã Cecilia Rodriguez Arenas, coordenadora nacional da Pastoral de la Primera Infancia (Conferência Episcopal da Colômbia), na saudação dirigida aos voluntários.
O grande encontro - que incluiu conferência, mostra de trabalhos, Ação de Graças e atividades culturais com destaque para o folclore regional - ofereceu oportunidade para a integração dos voluntários, troca de experiências e planejamento das futuras ações em favor das crianças do país. Uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, padroeira da Colômbia, encerrou as comemorações no dia 9.
Capacitação em Missão e Gestão
Entre outras atividades desenvolvidas em Bogotá, a assessora Rubia Pappini realizou nos dias 11, 12 e 13 de julho Capacitação em Missão e Gestão para 16 participantes da Pastoral da Criança da Colômbia. Juntamente com a Irmã Cecilia Rodrigues, acompanharam a capacitação os integrantes da equipe da coordenação nacional; coordenadores regionais (Cali, Bogotá, Bucaramanga e Santa Rosa de Ossos), e representantes das Dioceses (Cucuta, Florencia, Mocoa, Bogotá, Valledupar e Barranquilla).
A capacitação envolveu três dias de trabalho intensivo, disse Rubia, que também confirmou o grande interesse e interação de todo o grupo nos treinamentos. Esses voluntários agora são capacitadores formados que vão contribuir para ampliar as ações da Pastoral da Criança na Colômbia.
(Com informação da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) e Pastoral de la Primera Infancia de Colombia)