Representantes dos governos, universidades, empresas, organizações não governamentais e gestores ambientais estarão reunidos em São Paulo, nos próximos dias 27 de a 29 de junho,  durante o encontro preparatório das Américas para o VI Fórum Mundial das Águas.

 

O “Conselho Mundial da Água” é uma entidade internacional não governamental, com participação de representantes de diversos setores. Foi criada em 1996 diante das preocupações crescentes em torno dos recursos hídricos. Sua missão é promover a sensibilização, comprometimento político, debate e busca de soluções técnicas para os problemas enfrentados em vários níveis, com relação a esse recurso natural, buscando a sua sustentabilidade e boa gestão.

Para ter uma atuação mais conectada com os problemas das diferentes regiões do planeta, O Conselho Mundial da Água está organizado em quatro regiões: Américas, Ásia-Pacífico, Europa e África.

A cada três anos, desde 1997, o Conselho organiza um evento – Fórum Mundial da Água - que envolve todos seus associados, governos, academia, empresariado, organizações não governamentais, jovens e cidadãos para debater os temas mais críticos daquele período.

Estão em andamento concomitantemente quatro processos para dar base ao próximo Fórum Mundial da Água que ocorrerá em Marselha (França em março de 2012), quais sejam: processo político, que envolve governos e parlamentares; o processo temático que envolve vários setores dedicados a soluções para os problemas da agenda hídrica; o processo regional, relativo às 4 regiões citadas acima, que busca respostas para as suas questões; e o processo local e dos cidadãos que busca a aproximação com os problemas locais cotidianos.

Mais informações: www.agua.org.br