Todos os dias milhões de pessoas ao redor do mundo, em sua maioria mulheres e crianças, caminham em média 6 km em busca de água, nem sempre potável, para as suas necessidades básicas. A falta de água e de saneamento básico são a causa de muitas doenças que levam à morte 4000 crianças por dia no mundo.
Para trazer mais informações e alertar para a necessidade de conservação e de melhor distribuição desse recurso natural, o PLANETA SUSTENTÁVEL, em parceria com a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e o INSTITUTO TRATA BRASIL, com apoio do INSTITUTO SANGARI, realizam no dia 20 de março, às 9h, a CAMINHADA PELA ÁGUA, no Parque Ecológico do Tietê, uma das mais belas áreas verdes da cidade de São Paulo.
O evento faz parte do movimento mundial “The World Walks For Water”, uma iniciativa da ONG End Water Poverty que visa reproduzir essa distância em busca da água em caminhadas orientadas em vários países. A ação é parte da celebração do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU, no dia 22 de março.
A escolha do Parque Ecológico do Tietê para o evento em São Paulo não poderia ser mais simbólica: o parque foi implantado em uma área de que já foi local de escavação de areia e aterro sanitário. O percurso de 6 km passará pela Trilha da Água, que compreende uma volta em torno do parque, passando por brejos e banhados do rio Tietê e pelas lagoas artificiais, criadas em função das escavações.
No caminho, os participantes receberão informações de educadores ambientais e de placas instaladas ao longo do percurso. Entre os atrativos, a fauna do parque, composta de quatis, macacos, capivaras e aves diversas, nos belos cenários formados pela vegetação. Com trajeto plano e bem arborizado, a caminhada será realizada em ritmo leve, recomendada para jovens e adultos, a partir dos 10 anos de idade e com distribuição de água ao longo do percurso. Após o passeio, será possível visitar ainda o Museu do Tietê, no mesmo local.
A participação na caminhada é gratuita. Basta se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 18/03, informando nome completo, idade, CPF e telefone dos participantes. Os 150 primeiros inscritos receberão uma camiseta exclusiva no evento. Os 50 primeiros ganham ainda um convite para a exposição “Água na Oca”.
Além de um tênis confortável, é recomendado que os participantes usem roupas leves e se protejam do sol com boné e filtro solar, além do uso de repelente contra mosquitos.
SERVIÇO: CAMINHADA PELA ÁGUA
Data: 20 de março
Local: Parque Ecológico do Tietê (Saída no prédio da Oficina Cultural)
Acesso: Rodovia Ayrton Senna km 17 (sentido São Paulo-Rio de Janeiro)
Horário: 9h
Duração: 1h30
Inscrição: gratuita
DADOS SOBRE A REALIDADE DO SANEAMENTO NO BRASIL
- 57% da população brasileira não possui coleta de esgoto (SNIS 2008).
- As 81 maiores cidades do País, com mais de 300 mil habitantes, despejam, diariamente, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias, com impactos diretos à saúde da população (Ranking Trata Brasil);
- 31% da população desconhece o que é saneamento, somente 3% o relacionam à saúde e 41% não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede coletora de esgotos (ITB / IBOPE).
-7 crianças morrem todos os dias no País, vítimas de diarreia, e mais de 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos em consequência da falta de coleta e de tratamento dos esgotos;
- Crianças expostas aos esgotos aprendem 18% menos.
- 18% é a valorização média que o valor dos imóveis poderia sofrer caso houvesse acesso universal à rede de esgoto;
Fonte: Instituto Trata Brasil