Jovens são capacitados para aprofundar a mística de fé e vida da Pastoral e divulgar suas ações nas bases

"Ser capacitada nas técnicas de comunicação dos Comunicadores Populares da Pastoral da Criança me fez descobrir o potencial dentro de mim que nem eu mesma sabia”, expressa a jovem Maria Nice Ferreira, 17 anos da comunidade de Monte Alegre-RN ao ser capacitada com mais 23 jovens na testagem do Projeto dos Comunicadores Populares que aconteceu na Comunidade de Lagoa Salgada-RN, em outubro de 2008, na Arquidiocese de Natal, Nordeste do Brasil.
O Projeto tem o objetivo de capacitar jovens das comunidades para utilizar os meios de comunicação e o jornalismo popular na missão da Pastoral da Criança e aprofundar a mística de fé e vida para divulgar suas ações nas bases.
Teatro, Bibliodrama, Jornal Mural, Boletim Informativo são as técnicas de comunicação testadas até o momento. As etapas são realizadas em 16 horas. Aos finais de semana ou em quatro etapas seriadas. Esse projeto foi apresentado e aprovado na Assembléia Nacional.
Comunicação e Linguagem, Técnicas de Comunicação, Ética do Comunicador e como utilizar os Materiais da Comunicação da Pastoral da Criança na comunidade são as temáticas dos quatro Módulos que compõem a Cartilha. O material sobre rádio está em fase de elaboração.
O Pará será o próximo Estado a fazer a testagem. Para o ano de 2009, o Projeto será apresentado em todas as Regionais para atingir as 42 mil comunidades do país e fazer ecoar como fala a canção do cearense Romildes “É semente que se planta! São frutos que a gente colhe... Animados na missão!”

Colaboração: Núbia Maria da Silva


Publicado em: 22/01/09