A Pastoral da Criança de Caxias do Sul/RS, está completando 25 anos de atuação. Uma das comemorações já programadas será um encontro de espiritualidade com todos os voluntários que fizeram parte desses 25 anos de caminhada, no dia 10 de abril, no Santuário Nossa Senhora do Caravágio.

 A caminhada da Pastoral da criança na diocese de Caxias do Sul é repleta de histórias, de esperanças, de conquistas, de superação das dificuldades e de transformação da realidade. Ao completar o jubileu dos 25 anos da Pastoral da Criança louvamos e bendizemos a Deus pelas graças derramadas e pelo bem realizado e pela solidariedade com tantas crianças, famílias e lideranças.

Os resultados que hoje celebramos , nos 25 anos de existência, mostram como a sociedade civil organizada tem força para solucionar os problemas que afetam as crianças e suas famílias. São mais de 800 voluntários (lideres, coordenadores de área, paróquias, capacitadores e membros de equipes) que ensinam as mães e as famílias a cultivar o amor, principalmente com seus filhos, para que cresçam com afeto e assim saibam fazer o bem para todos.

Tudo começou em 1983, na Paróquia São João Batista, município de Florestópolis, no Paraná , com a Dra. Zilda Arns Neumann. A iniciativa da criação da pastoral da criança foi sendo semeada em todo o Brasil e hoje já é internacional. Na Diocese de Caxias do Sul, iniciou em 1985, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com Irmã Carmem Ritter. Ela surge a partir da necessidade de ações básicas, do eclesial, na luta contra a mortalidade infantil, mapeamento de comunidades, na busca de lideranças que pudessem ser preparadas com a espírito de fraternidade cristã.

Em pouco tempo, os lideres comunitários, base do trabalho da Pastoral da Criança, colocaram em prática um conjunto de ações. Vale ressaltar as questões de saúde, de nutrição, de educação, de cidadania e de espiritualidade. As ações são voltadas para a sobrevivência e o desenvolvimento integral da criança, a melhoria da qualidade de vida das famílias, sustentados na espiritualidade encarnada (fé vida), envolvendo a sociedade, as igrejas ecumenicamente e a parceria com o governo.

Hoje a Pastoral da Criança da diocese de Caxias do Sul está presente em 12 municípios, 31 paróquias, 112 comunidades. Fazem parte deste mutirão 310 lideres. São atendidas mais de 3.500 famílias. Estão cadastradas em torno de 4.000 crianças.

No entanto, mais do que crescer e salvar vidas , a Pastoral da Criança, quer mudar vidas de crianças, homens e mulheres, fortalecer as famílias acompanhadas, contribuindo na prevenção da violência doméstica, levando mensagem de paz, amor e de solidariedade. A pastoral da criança sustenta-se nas Palavras, nos gestos e nas atitudes de Jesus Cristo que afirma: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo,10,10).

A todos os que participaram da ação pastoral da pastoral da Criança nesses 25 anos, o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado em nome da diocese de Caxias do Sul.

 

Convite

"Juntamente com a coordenação diocesana de pastoral, a pastoral da criança convida a todos os que fizeram e fazem parte ao longo destes 25 anos, para participar do dia de espiritualidade, de celebração e de louvação que vai acontecer no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

O encontro vai acontecer no dia 10 de abril. O início será as 9 horas. Ao meio dia, o almoço é partilhado. Às 17 horas, a pastoral da criança vai animar o 3º domingo da novena de Nossa Senhora de Caravaggio, missa transmitida pela rádio miriam.

O tema da reflexão durante o dia é "A Palavra de Deus na missão da Pastoral da Criança".

As caravanas serão articuladas pelas coordenações regionais da pastoral da criança".

Local: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio.

Data: 10 de abril de 2011

Hora: 9 às 18h

Almoço: partilhado.

Participação: O encontro é aberto a todos os que participaram durante os 25 anos e a todos os que estão se envolvendo atualmente.

 

Pe Gilmar Paulo Marchesini – coordenador diocesano de pastoral.

Beatriz Agostini – Coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.