ser pai nos dias de hojeDurante muito tempo, a importância da figura paterna foi remetida para um segundo plano. Hoje, ela ocupa um lugar de excelência. Estudos recentes mostram que a presença do pai na vida de uma criança tem um papel fundamental para o seu desenvolvimento social e emocional, em todos os níveis. O relatório Situação da Paternidade no Mundo, feito pelo Instituto Promundo e lançado em julho de 2015, demonstra que o envolvimento do pai no cuidado com os filhos influencia não apenas a vida da criança, mas também da mulher e do próprio homem.

Confira a entrevista com Clóvis Boufleur – gestor de relações institucionais da coordenação nacional da Pastoral da Criança e pai do Gustavo, de 13 anos, e da Laura, de 9.

Clóvis Boufleur - Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança

Clóvis Boufleur - Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança

Qual é a importância do pai no desenvolvimento da criança?

No primeiro momento, me parece que o pai é um grande herói na vida da criança e, em outros momentos, ele é o amigão: é aquele que fica junto, que sai junto, que está presente. Têm outros momentos em que o pai até se faz de palhaço para divertir a criança, tornar o ambiente mais gostoso. E, tem o pai que aparece no momento também para mostrar limites. O pai pode contribuir muito para fortalecer a coragem e a segurança da criança. Mas, acima de tudo, eu diria que o pai é a referência no momento em que ele traz exemplos positivos para a criança e todo o seu desenvolvimento.

De que maneira, num ambiente agitado e corrido, o pai pode oferecer uma presença de qualidade e convivência harmoniosa com os seus filhos?

Muitos pais têm apenas minutos com os filhos ao longo do dia: quando ele chega, a criança está dormindo; quando sai, a criança está dormindo; e vice-versa. Por isso, os poucos momentos com os filhos precisam ser intensos. Cada um pode tomar uma iniciativa. Eu mesmo, quando chego em casa, às vezes, tenho vontade de sentar e assistir jornal. Aí, eu desligo a televisão e vou brincar com meu filho e minha filha. Eu dedico aquele tempo para fazer um dever de casa, para andar de bicicleta, para fazer uma brincadeira. E essas situações, que podem acontecer todos os dias em casa, de ter que dar atenção ao filho e à filha, elas nos ajudam a lembrar do que realmente importa na vida da gente.

Como a Pastoral da Criança faz

O que aprendi com a paternidade?

Hoje se diz que só o exemplo não basta. O que mais um pai precisa fazer, então?

É preciso oferecer condições para a criança se desenvolver, estudar, aprender o máximo, aprender sobre equilíbrio, sobre aquilo que, na vida adulta, será necessário para ela. Hoje, a sociedade exige da gente muito mais do que no passado. Exige que a criança esteja preparada para a convivência na sociedade de uma maneira diferente.

Leia a entrevista na íntegra: 1244 - Entrevista com Clóvis Boufleur - Dia dos pais (.PDF)

Saiba mais: Rede Nacional Primeira Infância discute ações para promover a participação dos homens no cuidado das crianças pequenas

Foto 1: © Corbis / Foto 2: Marcello Caldin

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1244 - 03/08/2015 - Dia dos Pais

Sul
 
Norte