Ir Vera Lucia AltoeQueridos líderes:

Que grande alegria é para todos nós poder dizer a vocês: Cristo ressuscitou! Gostaria que chegasse a cada casa, a cada família a cada comunidade e, especialmente onde a vida se encontra mais ameaçada, como nos diz o Papa Francisco “nas periferias existenciais”; queria que chegasse a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova, essa mensagem: Jesus ressuscitou! Uma nova esperança despertou para nós. Venceu o amor, venceu a misericórdia!

Páscoa do Senhor. Todos nós sabemos que a palavra Páscoa quer dizer “passagem”. Esta festa teve sua origem na saída do povo de Deus do Egito, onde ele era escravo e foi conduzido por Deus para a terra prometida, na qual seria livre. Esse povo passou da escravidão para a liberdade.

Hoje, na festa da Páscoa, nós celebramos a passagem de Jesus da morte para a vida, celebramos a sua ressurreição. Jesus venceu a morte. Por isso, o evangelho de Lucas nos narra que os anjos perguntaram às mulheres, que foram ao sepulcro no qual Jesus havia sido sepultado, para levar os perfumes que haviam preparado: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!” (Lc 24, 5-6).

Também nós, como as mulheres discípulas de Jesus que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, podemos nos interrogar que sentido tem este acontecimento (cf. Lc 24, 4). Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração. Continua Lucas: “Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze, bem como a todos os outros”. (Lc 24, 90). Elas anunciaram a boa notícia da ressurreição de Jesus aos seus apóstolos e discípulos. Elas foram portadoras de que Jesus vencera a morte e que dali em diante a vida teria a última palavra, e não a morte.

Queridos líderes: a missão da Pastoral da Criança também é anunciar que a vida vence a morte. A vida tem a última palavra. Nós levamos vida às nossas famílias acompanhadas.Nós anunciamos a boa nova da ressurreição de Jesus. E todos nós sabemos que a palavra “evangelho” quer dizer “boa nova, boa notícia”. Vocês estão percebendo que nosso trabalho é um trabalho de evangelização? Nós evangelizamos, porque anunciamos a boa notícia da ressurreição de Jesus.

Por outro lado, queridos líderes, gostaria de refletir com vocês o seguinte: Na Pastoral da Criança a grande maioria de líderes é composta de mulheres. Talvez esteja aqui o grande êxito da atuação da Pastoral da Criança no Brasil e em outros países onde foi implantada. As mulheres hoje têm uma presença marcante na sociedade. Estão construindo uma sociedade mais altruísta, mais solidária e com mais amor. Esta presença mais marcante na sociedade se deve ao fato de que as mulheres são agentes da própria transformação. Elas conseguiram superar tantos obstáculos para poderem estar mais presentes na sociedade e darem o tom na construção de um mundo mais humano. Percebemos isso, através de tantos compromissos que as mulheres assumem na sociedade, na Igreja, na família.

E se pensarmos na Páscoa como transformação da morte em vida, nós notaremos que esta transformação das mulheres está sendo, em suas vidas, uma verdadeira Páscoa, uma verdadeira transformação de uma vida sem muito sentido, sem muito futuro, para uma vida de realização e de conquistas, vocês não acham? Parabéns a todas as mulheres e em especial as que se dedicam à missão da Pastoral da Criança.

Por tudo isto, queridos líderes, gostaria de desejar a vocês e à sua família uma santa Páscoa do Senhor. Que haja também em nossa vida uma ressurreição de uma vida sem entusiasmo para uma vida de alegria no Senhor. Lembrem-se que nós, da Pastoral da Criança, ao levarmos vida para nossas famílias acompanhadas, somos testemunhas da Ressurreição de Jesus, pois as ajudamos a “passar” de uma vida sem muita perspectiva para uma plena. Meu desejo é que Cristo Ressuscitado guie a todos vocês e toda a humanidade no caminho da justiça, do amor e da paz.

Feliz Páscoa a todos e um forte abraço!

Irmã Vera Lúcia Altoé
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança