dengue mosquitoDurante o ano de 2013, mais de 400 mil pessoas tiveram dengue em Minas Gerais. Foi o estado que mais apresentou casos da doença no ano. Entre muitos destes infectados estavam famílias atendidas pela Pastoral da Criança, “mães, crianças e até líderes. Eu mesma tive dengue”, conta Marilene Corrêa e Silva, coordenadora estadual da Pastoral da Criança em Minas Gerais. “Por isso, falamos muito da campanha contra o mosquito, porque agora também tem a febre Chikungunya que é transmitida pelo mesmo mosquito”, alerta a coordenadora (leia mais abaixo).

Se a gestante tem dengue no início da gravidez, a doença pode causar má formação da criança e até aborto. Se a gravidez está avançada, como o sistema imunológico da mãe fica suprimido, isso pode agravar o efeito do vírus da dengue nela. Pesquisas indicam que a amamentação exclusiva colabora com a saúde do bebê, já que no leite há anticorpos contra a dengue que o protegem.

Dra. Zilda

“A natureza é tão sábia que fez o leite de peito, que deve ser a alimentação exclusiva nos seis primeiros meses, porque ele defende a criança de muitas doenças e alergias”.

Papa Francisco

“A inventiva da caridade não conheceu limites e soube abrir inúmeras estradas para levar o sopro da Evangelho às culturas e aos sectores sociais mais diversos”.

Limpeza e cuidado

Durante as visitas, as líderes indicam a limpeza dos espaços onde a água pode acumular, tampar caixas de água e até recolher tampas de garrafas do quintal. “As pessoas recebem bem as indicações, mas sabemos que muitas não fazem o que é preciso para acabar com os mosquitos”, explica Marilene. Ela conta que, por conta da diminuição dos níveis dos rios do estado, muitas pessoas recolhem a água da chuva, mas deixam os recipientes sem tampa.

Segundo ela, escolas, prefeituras e os conselhos da saúde estão trabalhando na campanha preventiva. As ações da Pastoral da Criança têm dado atenção especial às crianças. A coordenadora explica que elas recebem a informação e em casa passam a ser agentes de conscientização. “Elas levam as informações aos pais”, afirma. No primeiro semestre de 2014, Minas Gerais conseguiu diminuir para 58 mil os casos de dengue.

Prevenção coletiva

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também é responsável por transmitir a febre chikungunya e, em meios urbanos, a febre amarela. A febre chikungunya já causou epidemias na Ásia, África, Europa e Caribe. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 1.300 casos já foram identificados. Com sintomas semelhantes à dengue, a febre chikungunya, causa dor ainda mais intensa nas articulações, chegando a curvar a postura do doente que tem dificuldade para se locomover. Daí o nome da doença, que significa "aqueles que se dobram".